Bandão resgata memória de antigos carnavais
Bandão é fruto de um convênio firmado entre a Emtursa e a Casa das Filarmônicas


Afinada com o tema do Carnaval 2004 , “Viva o Povo Brasileiro”, a Emtursa – Empresa de Turismo/SA, oferecerá ao grande público um Bandão, no melhor estilo das bandas filarmônicas de fanfarra que animam a folia no interior do Estado.
Composto por duzentos músicos, o Bandão é fruto de um convênio firmado entre a Emtursa e a Casa das Filarmônicas que tem o objetivo de resgatar, neste Carnaval, as raízes da maior festa popular do planeta. O Bandão, atração inédita no Carnaval de Salvador, será regido pelo maestro Fred Dantas, que preparou arranjos especiais e exclusivos para um repertório de pura nostalgia para os foliões de “outros carnavais” que invadiam as ruas da cidade muito antes da invenção da Fobica, em 1950, idealizada pelos mestres carnavalescos Dodô e Osmar. O Bandão se apresentará na sexta-feira de Carnaval, 20 de fevereiro, e abrirá oficialmente o espaço Castro Alves Guetho Square, outra grande novidade no Carnaval do Povo Brasileiro. Os músicos partirão por volta das 16h da Rua Araújo Pinho, próximo a Escola de Teatro da UFBa, indo em direção ao Campo Grande. Seguindo pela Avenida Sete de Setembro, o grupo chegará a Praça Castro Alves às 18h, inaugurando o local que promete ser o mais concorrido na folia deste ano. O grupo, que é integrado por pessoas das mais diversas faixas etárias, foi formado após uma seleção que envolveu mais de 300 candidatos e levou em conta, principalmente, as habilidades dos concorrentes na leitura das partituras musicais.
elenco de instrumentistas nativos do recôncavo baiano – região fomentadora das principais e mais importantes bandas filarmônicas do estado, segundo a Casa das Filarmônicas – garante a qualidade e a autenticidade da proposta do Bandão no Carnaval 2004, mostrando que nem só de axé vive o reinado do Momo na Bahia.
Para incrementar ainda mais as apresentações, os músicos desfilarão pela cidade vestidos com fantasias inspiradas nos carnavais de antigamente. Palhaços, pierrots, piratas, marinheiros, índios, bobos da corte e presidiários, dotados de instrumentos de sopro e percussão, desfilarão pelas principais avenidas de Salvador entoando marchinhas .


Fonte: Emtursa


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br