Músicos sul-africanos e tambores abrem Carnaval no Campo Grande
É Carnaval em Salvadooooooor !!!

Cento e vinte dançarinos e músicos sul-africanos e a Banda Zarab, comandados por Carlinhos Brown, vão participar da abertura do Carnaval 2004, amanhã (dia 19), às 20 horas, no Campo Grande. Fazendo uma alusão ao tema da festa deste ano, Viva o Povo Brasileiro, o ritmo dos tambores africanos vai embalar a solenidade de entrega da chave da cidade do prefeito Imbassahy a Alexandro Pereira, Rei Momo eleito para comandar a festa momesca, que estará acompanhado da rainha e das princesas do Carnaval.
Os sul-africanos farão a apresentação em frente ao camarote e seguirão até a Praça da Piedade, demonstrando a identidade histórico-cultural existente entre os povos africanos e brasileiros. Em seguida, o Rei Momo desfilará no circuito Osmar, vindo logo atrás a Banda Didá, os blocos Ação e Folia, Cidadania, Arrastão dos Reciclados e das Baianas. Os trios Sesab, Defeito Kolesterol e Alerta complementarão o cortejo no decorrer da madrugada, transmitindo mensagens temáticas incentivando o uso de camisinha e de combate à violência e prostituição infanto-juvenil.
Os músicos e dançarinos vieram de várias regiões da África do Sul para conhecer a realidade da Bahia, como parte das comemorações pelos dez anos de independência de seu país, por conta do fim do apartheid. Na sexta-feira, estarão prestigiando a saída do Olodum e, no domingo, desfilarão no Bloco da Cidade, no circuito Osmar (Campo Grande-Praça da Sé). A programação ainda inclui um contato com o Ilê Aiyê, na segunda-feira de Carnaval, durante a apresentação do bloco no Campo Grande. Na terça-feira, os sul-africanos vão desfilar no circuito Dodô (Barra-Ondina).
Nesta sexta-feira, a partir das 16 horas, o circuito Osmar vai receber o Bandão, entidade integrada por 200 músicos regidos pelo maestro Fred Dantas que revive os antigos carnavais. Acompanha o cortejo o movimento Agbo Mondo, formado por seis entidades tradicionais afro e afoxés que soarão 100 tambores por toda a avenida.


Fonte: SMCS Jornalismo - fev 2004


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br