Gil encerra Fórum Social Mundial cantando Caetano


O ministro da Cultura Gilberto Gil participou da cerimônia de encerramento do Fórum Social Mundial, nesta quarta-feira (21), em Mumbai, na Índia. Gil disse que viajou a Mumbai em caráter pessoal, sem representar o governo Lula, e se qualificou como um "embaixador da humanidade". Ele encerrou sua apresentação no primeiro fórum fora da America Latina com a música Soy Loco por Ti, America, mas negou que esta fosse uma referência à volta do evento a seu berço original, em Porto Alegre, no ano que vem.
"É uma bela canção, que fala de uma parte importante do mundo", disse Gil, referindo-se à composição de seu colega de Tropicália, Caetano Veloso. "Este congresso reúne gente do mundo inteiro, e para um cantor que vem da America do Sul fica bem falar de sua área, de sua cultura".
Para o ministro da Cultura, porém, o maior envolvimento popular em Mumbai, na comparação com Porto Alegre é um resultado lógico até do ponto de vista aritmético.
"A Índia tem um bilhão de habitantes. Participação maior aqui na Índia, em princípio, não quer dizer muita coisa em comparação com o Brasil", disse Gil. "Mumbai tem 21 milhões de moradores, e Porto Alegre um pouco mais que um milhão".
Gil chegou de madrugada à Índia e aparentava cansaço antes do show, mas se disse contente de ter sido convidado para participar do encerramento. Durante o show, o ministro mostrou animação, e, em alguns momentos, até conseguiu fazer a platéia, composta principalmente de indianos, tibetanos e brasileiros, cantar junto com ele.

Fonte: UOL - Janeiro 2004


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br