Samba pode virar patrimônio cultural da humanidade
Iº Seminário da América Latina sobre Patrimônio Cultural Imaterial

O samba poderá ser incluído este ano na relação mundial dos bens culturais imateriais que têm de ser preservados . A questão deverá ser abordada durante o Iº Seminário Regional para a América Latina sobre a Convenção da UNESCO para a Proteção do Patrimônio Cultural Imaterial que a Unesco no Brasil realiza entre os dias 28 à 01 de Julho 2004.
A lista do Patrimônio Cultural e Imaterial mundial foi iniciativa do diretor geral da Unesco, Koshiro Matsura. Na 1a. relação das 28 Obras Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, formulada há 2 anos, o Brasil está representado pelas expressões orais e gráficas dos índios Wajãpi, do Amapá.
A relação da Unesco destaca a importância de se exaltar determinadas manifestações da cultura oral, entre as quais a música, como forma de identificar uma sociedade e seus costumes que traduzem o caráter de cultura local de um país ou região e que não se repete no resto do mundo nem sofre os efeitos da globalização, esclareceu Pedro Lessa - coordenador da Unesco no Rio de Janeiro.
O projeto de reconhecimento do samba como uma referência brasileira foi encaminhado pelo Ministério da Cultura à Unesco, considerando que reflete uma série de comportamentos e manifestações incorporados pela cultura do Brasil. Pedro Lessa indicou que no samba podem ser identificados a prática das marchas características dos colonizadores portugueses, a questão das penas usadas nas fantasias como influência dos índios e o próprio ritmo da música resultado da influência africana.
No encerramento do evento, serão divulgadas recomendações com orientações para adequar as legislações específicas que serão aplicadas dentro do contexto jurídico de cada nação, disse Lessa.


Fonte : Kamy Musica - Julho 2004


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br