Decreto de prefeito baiano veta pagode e axé em festa junina

Principal ritmo que anima as festas juninas no Nordeste, o forró é tema musical obrigatório nos festejos de São Sebastião do Passé (a 60 km de Salvador). Um decreto, por determinação do prefeito Zezito Pena (PFL), estabelece que o gênero musical seja o único a ser executado em todos os locais públicos do município durante os dias da festa, que começa na próxima quarta-feira e termina no domingo.
Segundo o prefeito, esta medida foi necessária para garantir a autenticidade da festa. "A intenção é preservar a tradição da manifestação popular, que tem a cara do Nordeste brasileiro e evitar a descaracterização das festas de São João e São Pedro que, a cada dia, tem tocado mais pagode e axé do que forró", disse Pena.
Para que a lei seja cumprida, a polícia vai fazer a fiscalização dos shows das bandas que irão tocar nas praças e de sons mecânicos em bares, barracas e restaurantes na área da festa.
A medida desagradou alguns foliões que vão passar o São João na cidade. "Já fizeram isso no Carnaval de Olinda e não deu certo. No São João tem que reinar a democracia, cada um escuta e dança o que quer", disse a artista plástica Lívia Dias, que já pensa em passar o São João em outra cidade, onde o ritmo não seja obrigatório.
Entre as atrações, contratadas pela prefeitura, que irão tocar em São Sebastião do Passé estão Dominguinhos, Trio Nordestino, Adelmário Coelho e Targino Gondim.


Fonte: Manuela Martinez, Agência Folha Salvador


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br