Lavagem de Itapuã
Festas pré-carnavalescas

Dia 27, quinta, a tradição vai se fazer presente mais uma vez na Lavagem de Itapuã. Penúltima festa que antecede o Carnaval de Salvador – e considerada a mais tranqüila das festas populares –, Itapuã contará este ano com grandes atrações trazidas pelos blocos de chão e de trios que entrarão em sintonia com as tradicionais baianas e pescadores fazendo a beleza da festa.
Olodum, Levada Louca, Guig Gheto, Oz Bambaz, Beto Jamaica, É o Tchan são algumas das atrações que se juntarão a Edu Casanova, Jorge Zarath e Adelmário Coelho para maior brilhantismo do evento.
A festa tem início a partir das 2h da madrugada de quinta-feira, 27, quando os moradores serão despertados pelo Bando Anunciador – grupo de moradores que sai da porta da igreja de Itapuã, no Largo do Tamarineiro, e percorre as principais ruas do bairro tocando ao som de bandolins, banjos, violas, maracas, cavaquinhos.
Às 5h, acontece a Alvorada, com a queima de fogos na praça da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, quando também é feita a pré-lavagem da igreja pelos moradores nativos, que limpam o adro para a chegada das baianas. Após a “lavagem nativa” dos moradores, é servido o já tradicional “Café de Dona Niçu”. Embora dona Niçu – moradora das mais antigas de Itapuã – já esteja no andar superior, a família faz questão de preservar este evento criado por ela.

DESFILE
A partir das 9h, começa a concentração no coqueiral do estacionamento de Piatã. Às 10h, tem início o cortejo com a saída das baianas saudadas com queima de fogos. Em seguida vem as Filhas de Gandhy que animando as carroças com os antigos organizadores da festa, Seu Vivi e D. Astéria. Na seqüência, vêm os grupos de manifestações populares: os pescadores, capoeiristas, carroças, ciclistas e cavaleiros.
O desfile dos blocos de chão tem início com A Lenda do Pássaro do Abaeté Numa Manhã de Muito Sol, bloco de jornalistas, artistas e moradores de Itapuã, que trazem a mensagem pela preservação da Lagoa do Abaeté e vem animado pela banda Status de sopro e percussão. Desfilarão com o Pássaro, garotos do Grupo Nativo de Itapuã carregando orquídeas artificiais para chamar a atenção para a extinção desta espécie na Lagoa do Abaeté. Ao chegar no restaurante Língua de Prata, o cantor Edu Casanova recepciona os integrantes do Pássaro do Abaeté com músicas do seu mais novo CD e convida Adelmário Coelho, Jorge Zarath para animarem a festa com ele. A Banda Kokoisa encerra a festa do Pássaro no ritmo do arrocha.
Na seqüência, com espaço de 10 minutos de um para o outro, desfilam os blocos A Donzelas, a Banda de Itapuã, Galera do Mar, Levada do Mar, Carroça Elétrica, Swuing da Terra, Banda Kokoisa e, fechando o cortejo de chão, vem o grande bloco do bairro, o tradicional Malê de Balê.

TRIO
Tem início, às 13h20, os blocos de trios que levam em média 4 horas para fazerem o percurso Piatã-Itapuã. O Natureza Ecológica abre o desfile animado pela banda Kortesia. Na seqüência, vem Muvuca do Pedaço com Saidy Bamba e Pedaço de Cada Um; o Bloco A, trará a grande banda Oz Bambaz; Pernalonga vem com Beto Jamaica; É Decente traz o Olodum; Arrastão Sem Nome vem animado com Levada Louca e É o Tchan; Foleão conta com a animação da Banda Primazia e Marcio Moreno; Cupido traz a banda Viola de 12, Havaí é animado por Nairê e Novo Tom; Folia Vip vem com a banda Unskaraí, e o Zueira encerra o desfile com a categoria do Guig Gheto.
No sábado, acontece 15ª Travessia do Abaeté, promovida pelo grupo Nativo de Itapuã, quando atletas disputam os 400m na Lagoa do Abaeté. Vários os atletas e clubes de natação são convidados e fazem a beleza da disputa que já contou com a participação de Edvaldo Valério.


Fonte : Assessoria da Emtursa - Fevereiro 2005


enviar para um amigo  Envie para um amigo         imprimir         Volta

www.carnaxe.com.br