O que é que a Bahia têm? Têm-Têm
Solo baiano é fértil em belezas naturais, gente bonita,
história, cultura e crenças

Bahia é sinômimo de história, religiosidade e cultura brasileira, impressas em seus casarios, prédios, igrejas, terreiros, monumentos, praças e no rosto de sua gente "O que que a baiana tem", todo mundo já sabe, "tem ginga e beleza tem". Pelo menos isso é o que diz Dorival Caymmi na música que foi cantarolada por todos os cantos por Carmen Miranda. Mas, o que será que a Bahia tem? Além da beleza do preto baiano, tem história, cultura, religiosidade, misticismo, litoral, sol, esportes náuticos, ecoturismo, lagoas e rios. E, acredite, na Bahia faz frio na região da Chapada Diamantina, com seus morros e grutas. Há, ainda, o recôncavo e o sertão, que não se resumem à terra estorricada, tem a exuberância da vegetação da caatinga e do serrado, a arte rupestre e os sítios históricos.

Não faltam histórias e encantos no solo baiano, alguns já conhecidos dos turistas, e outros pouco explorados. Dos conhecidos, Salvador, Porto Seguro, Morro de São Paulo, Abrolhos, até os anônimos, Boipeba, Entre Rios, Mucuri e Belmonte. São muitos atrativos e terras a serem desbravadas, cada um com seu estilo e nicho turístico. Do turismo de lazer e cultural, até o turismo rural, passando pelo histórico, ecoturístico, de aventura e outros mais específicos. O estado, de norte a sul, da Costa dos Coqueiros até a Costa das Baleias, reserva segredos e muitas surpresas.

Percorrendo a Bahia, o turista se depara logo com o seu principal atrativo: a paisagem formada por sol, praias e coqueiros. É exatamente esses atrativos que dão nome a essa costa, a dos Coqueiros. Seu ponto forte ganhou novos ares recentemente, com Costa do Sauípe, um dos principais complexos turístico do estado, com excelente infra-estrutura. Nessa região, os visitantes têm contato com a natureza e praticam esportes aquáticos. Entre as suas jóias estão Imbassaí e Praia do Forte, que ficou conhecida como "Polinésia brasileira". São 12 quilômetros de praias decorados com dunas e piscinas naturais no meio do mar.

Da Costa dos Coqueiros à do Descobrimento, assim a Bahia segue com inúmeras paisagens. O cenário muda, mais a beleza continua. As terras de Porto Seguro são ideais para quem deseja conhecer a história do país. Nesse paraíso ecológico, o turista pode praticar ecoturismo e esportes radicais. Porto Seguro reserva também momentos de contemplação da cultura, arte e monumentos históricos. Existem ainda cidades como Belmonte e Arraial D`Ajuda, descoberta pelo movimento hippie na década de 70. As falésias à beira-mar e os recifes formam piscinas naturais de águas mornas que encantam quem as conhece.

Dendê, cacau e baleias
O ingrediente típico da Bahia também tempera o turismo dessa região, a Costa do Dendê. O filho famoso desse litoral é Morro de São Paulo, com suas piscinas de águas naturais. Um lugar diferenciado, onde a globalização não tirou a simplicidade e ar rústico da vida de pescador, onde se pode andar de chinelo pelas ruas de areia. A cidade colonial de Valença e a pacata Boipeba são outros encantos da região, apesar de serem mais visitadas de passagem para quem vai a Morro.

De um tempero para uma fruta, a Costa do Cacau oferece as praias de Itacaré, reduto da juventude. Os turistas também podem conhecer o município de Una, com seus banhos de lama negra medicinais, de águas doce e salgada. Outro atrativo dessa costa é Ilhéus, com suas histórias da época dos coronéis do cacau. Na região, o turista pode fazer ecoturismo, praticar esportes de aventura, aproveitar as praias ou descansar em uma bucólica fazenda.
Outra região a ser explorada é a Costa das Baleias, a rainha dos mares. Nessa área, como o nome já diz, o que não falta é a aparição desses mamíferos, mostrando-se majestosos. Além das baleias, os golfinhos, tartarugas, peixes multicoloridos e corais formam um cenário encantador, ótimo para mergulhos, sendo um dos principais pontos dessa prática esportiva as águas do Arquipélago de Abrolhos.

Na Costa das Baleias acabam as costas e começa a Baía de Todos os Santos, banhando a capital baiana, e onde está a Ilha de Itaparica, com suas barreira de recifes e piscinas naturais. Os encantos de Salvador podem ser vistos entre as sombras e nuances da história do estado, que está espalhada por seus fortes, monumentos, casas e sobrados. Um resumo da cidade é o Pelourinho, com seus casarões coloridos entre becos e vielas.
Essas várias faces do estado, detentor de 25 diferentes produtos turísticos, além de infra-estrutura e dos programas da Bahiatursa, relacionados à qualidade e ao desenvolvimento do segmento, a exemplo do Qualitur, do Fidelidade e do Tax Free, fazem da Bahia o terceiro destino turístico brasileiro.


Fonte: Paula Pitta CB - Novembro 2005


enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br