Tribahia fala de seus projetos ao Pida
A nova formação pretende mostrar um pouco da dança e dos ideais indígenas


Antes de se apresentar oficialmente ao público, o grupo Tribahia reuniu ontem (04.04) no Solar do Unhão, a imprensa baiana em coletiva para falar sobre o projeto. Mas calma! Eles ainda não apresentaram nenhum show. Foram apenas poucas horas de conversa muito agradável entre os integrantes da Tribahia, Ninha, Xexéu e Patrícia, com os jornalistas presentes.
Para anunciar a banda, o grupo trouxe a apresentadora Astrid Fontenele, que fez questão de falar o nome de cada um dos integrantes da Tribahia, e logo cedeu os microfones aos artistas da noite. “Enfim nasce a Tribahia! Ela é como um bebê que foi gerado e agora chega ao mundo. A curiosidade de todos é muito grande e assim como vocês, eles também estão ansiosos. Na verdade, eles estão loucos por um palco, microfone e platéia”, brincou a apresentadora.
Com alguns quilos a menos, Ninha subiu ao pequeno palco montado no local ao lado de Xexéu e Patrícia. Todos do grupo, inclusive assessores e produtores, usavam acessórios indígenas, tema que a banda aborda. “A proposta do grupo é misturar ritmos e levar alegria ao público. Por meio da música, a Tribahia pretende mostrar um pouco da dança e dos ideais indígenas. Eles foram os primeiros habitantes do Brasil e merecem respeito”, esclarece Ninha.
Antes que as perguntas começassem a surgir, Ninha fez uma reflexão sobre a trajetória da carreira e contou que sempre sonhou em poder arriscar e ter em quem se apoiar. E ele teve. Não apenas a família, mas muitos amigos e colegas de trabalho o incentivaram a por em prática o projeto que há muito tempo parecia ser um sonho. “Ao longo de minha vida aprendi a cantar, a compor, a dirigir e a administrar. E é isso que eu quero fazer”, revelou.
Quando questionado sobre a escolha da formação da nova banda, Ninha não poupou palavras. “Tenho dois filhos adotivos que começaram comigo na Timbalada, e que agora estão ao meu lado mais uma vez. Erramos, mas hoje nos reencontramos para montar juntos essa grande empresa que é a Tribahia. Lembro quando viajávamos com a Timbalada e eu dividia o quarto com Xexéu. A noite, depois dos shows, sempre conversávamos e lembrávamos de como a galera vibrava. E Xexéu dizia: ‘a gente bota pra fud*$#*’. E colocávamos mesmo. Então como eu podia pensar em fazer algo novo sem eles?”, indagou.
Xexéu, que antes de compor a Tribahia estava com uma banda em Fortaleza, afirmou estar muito feliz com o novo projeto. “O único erro que cometi foi comigo mesmo. Estava com um pano preto nos olhos e Railton [empresário] me fez enxergar novamente. As drogas estão no passado da minha vida. Agora eu só quero ser feliz”, revelou.
Patrícia também já estava com outra banda, e de maneira bem sucinta, confessou estar muito feliz. “Agora estou em uma família muito maior”, disse.

Fonte : CarnAxE in Bianca Pitanga/Pida - abril 2006

www.carnaxe.com.br