Trajetória Histórica - a história

Miconquista, micareta de Vitória da Conquista BA

A implantação da Micareta em Vitória da Conquista está ligada ao movimento de expansão das micaretas pelo País. Esta expansão deve-se, sobretudo, à influência crescente exercida pelo Carnaval de Salvador, que tornou-se modelo estruturante das festas, a partir do início dos anos 90.
Mas para a surpresa de muita gente, a primeira micareta de Vitória da Conquista foi realizada em 1927, dois meses após a realização do primeiro carnaval de rua da cidade, em fevereiro. O motivo para a realização de um carnaval e de uma micareta no mesmo ano foi a empolgação do povo. Os foliões gostaram tanto do carnaval que resolveram realizar uma micareta para matar a saudade.
No período de 1958 a 1962, também foram realizadas micaretas em Conquista, conforme registram os jornais ‘O Conquistense’ e ‘O Combate’. Consta nesses periódicos que a micareta de 1958 foi ‘animadíssima’, e marcou a inauguração da nova sede do Clube Social Conquista e a presença do primeiro trio elétrico na festa, vindo de Santo Antonio de Jesus (Bahia).
Mas enquanto festa oficial, a micareta só foi implantada em 1989, por causa da dificuldade de realizar uma festa carnavalesca que pudesse competir com a de Salvador, que atraía, inclusive, os foliões do interior. De lá para cá, a Miconquista, como ficou conhecida carinhosamente pela população, passou por várias transformações. Os blocos se profissionalizaram e a festa virou uma grande vitrine para as bandas de axé music, tanto da capital quanto do interior.
A partir de 1997, a infra-estrutura tornou-se um dos pontos altos do evento, com serviços eficientes nas áreas de limpeza, saúde e organização do circuito. O próprio circuito vem passando por transformações, com o objetivo de dar mais comodidade e segurança aos foliões. O resultado é que a festa atrai cerca de 150 mil foliões, em média, todos os anos e dá um show de organização, tranqüilidade e diversidade


Fonte : CarnAxE


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br