Jampa Indoor vai acontecer mesmo com riscos

Carnaval fora de época de João Pessoa

Mesmo com os riscos de impacto na Praia do Jacaré e apesar das denúncias da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan) no Ministério Público Estadual e Federal, o Jampa Indoor 2006 vai acontecer. De acordo com o curador do Meio Ambiente de Cabedelo, Valério Bronzeado, o Ministério Público entendeu que o evento está dentro da regularidade e os prejuízos ambientais só poderão ser avaliados depois.
"O Jampa Indoor possui autorização da Sudema, tem a certidão de uso do solo, permissão do Corpo de Bombeiros, enfim estão com toda a autorização para o funcionamento e à priori não há razões para impedir que o evento aconteça", afirmou.
Valério Bronzeador disse ainda que o local onde a festa vai acontecer é privado e se for constatado impacto ambiental, o Ministério Público se reunirá com a Prefeitura e tomar as medidas cabíveis. "A ação partiu de denúncias só da Apan, não recebemos denúncia da população e dessa maneira, não obteríamos sucesso no cancelamento do evento", explicou.
A vice-presidente da Apan Socorro Fernandes lamentou a falta de tempo hábil para insistir na ação, mas garantiu que vai acompanhar e fiscalizar o evento. "Vamos fotografar, acompanhar a situação, ouvir a população e enviaremos documentos para que os vereadores da cidade tomem uma atitude e modifiquem a lei de uso e ocupação do solo. Não podemos permitir que eventos como esses voltem a ocorrer numa área de proteção ambiental", enfatizou.
Valério Bronzeado disse ainda que a comissão organizadora em conjunto com a Prefeitura de Cabedelo deverão apresentar um monitoramento com as condições ambientais do local. "Inclusive queremos acompanhar a questão do Bolero de Ravel, que não poderá ser afetado. Se esses problemas forem detectados tomaremos as medidas cabíveis", concluiu.
Para os que se preocupam com a preservação do Meio Ambiente e lamentam a realização do Jampa Indoor na Praia do Jacaré, resta torcer para que as mais de 20 mil pessoas tenham a consciência de zelar pela natureza que compõem um dos maiores patrimônios turísticos do Estado.
A organização do evento garantiu que tudo ocorrerá dentro da normalidade e que conta com o apoio da Polícia Militar, além de segurança interna feita por uma empresa particular. Para garantir a limpeza do ambiente, serão disponibilizados 70 banheiros químicos e 20 coletores.


Fonte : Jornal oNorte - 19 ago 2006


enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br