Movimento afropopbrasileiro com Cortejo Afro

Margareth Menezes receberá também vocalistas dos blocos Olodum, Ilê Aiyê Cortejo Afro, Malê de Balê e Filhos de Gandhy

O Movimento Afropopbrasileiro idealizado pela cantora Margareth Menezes, que reúne os principais afros de Salvador, se encontra em mais um ensaio itinerante. Desta vez, o encontro será durante o ensaio do Cortejo Afro, que acontece na próxima segunda-feira (11/12), no Pelourinho. O evento dá continuidade à série de ensaios itinerantes do verão 2006/2007.
O público que não quiser perder um minuto da festa, pode chegar um pouco antes e acompanhar a saída do Cortejo Afro, a partir das 21h, da Catedral Basílica em direção à Praça Tereza Batista. Após o show do Cortejo Afro, o público assistirá apresentações de Margareth Menezes e dos vocalistas dos blocos afros Olodum, Malê de Balê, Muzenza e Filhos de Gandhy, na Praça Tereza Batista.

Projeto
O Movimento Afropopbrasileiro, que estreou na folia 2005, tem como meta principal a preservação da identidade da cultura afro-brasileira ao juntar numa mesma entidade importantes blocos de Salvador voltados à divulgação da cultura negra. É também o espaço da mistura de ritmos de raízes afro-brasileiras com sonoridades pop mundiais como o rock, o reggae, o funk, num mix sofisticado e exótico.

Unidos pela mesma proposta (ainda que individualmente apresentem características singulares) e se apresentando em conjunto, os grupos ganham força e maior visibilidade. O resultado serve ao propósito de expor para os milhões de foliões que lotam as ruas da cidade durante seis dias, uma das bases do tripé sobre o qual se fundamentou a miscigenada cultura brasileira. O bloco Afropopbrasileiro é patrocinado por TIM e Insinuante.

Cortejo Afro
O mais novo bloco dentre os integrantes do Movimento Afropopbrasileiro é o Cortejo Afro, que se manifesta de forma diferenciada no carnaval. Diante de elementos estéticos inovadores, ele exerce uma proposta de interferência social e política, levando às ruas uma arte questionadora com os seus inúmeros componentes. Criado em dois de julho de 1998, data da independência da Bahia, sai com um grupo de músicos estrangeiros e convidados que fazem parte de associações de bairro, universidades, terreiros de candomblé. Tema do Carnaval 2007: Rezas. Organizador Alberto Pitta

..............................................................................
Ensaio do Afropopbrasileiro com Cortejo Afro
Evento : 11 de dezembro 2006 (seg)
Horário : 21 horas
Local : Praça Tereza Batista, Pelourinho, Salvador BA
Ingressos : preço único R$20,00


EDIÇÕES ANTERIORES

CarnAxE - o autêntico e mais completo Portal do Carnaval
- Movimento afropopbrasileiro com Muzenza
- Lançamento do encontro Movimento Afropopbrasileiro
- Encontro Movimento Afropopbrasileiro foi um sucesso


Fonte : CarnAxE / Mariana Trindade - dez 2006


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br