Margareth Menezes comemora 20 anos de carreira

Mas isto é só o começo!

Artista que surgiu para a cena internacional no final dos anos 80, com a força da sua voz apoiado no vigor do samba reggae representado pela canção Faraó, Margareth Menezes está prestes a completar 20 anos de carreira. Duas décadas de uma trajetória fincada na sonoridade afropopbrasileira e valorizada por nove discos, sendo o mais recente deles Pra você, lançado em 2005, com composições próprias e participações especialíssimas de Ivete Sangalo e Cláudio Zoli.
Disposta a difundir entre os ouvintes brasileiros seu trabalho que tem elementos das musicalidades afro, portuguesa e indígena, Maga convidou Moogue Canazio para produzir o CD em parceria com o diretor artístico Cláudio Rabelo. Deste novo trabalho, Maga já conseguiu emplacar nas rádios alguns hits como Miragem na esquina. No Carnaval 2006, a baiana emplacou Na ponta do pé, canção que reafirma sua opção pela batida do samba reggae.
Empolgada com a carreira construída, passo a passo, com esforço e critérios artísticos particulares, Maga já começou a produzir um DVD para marcar momento tão importante da sua trajetória. O material, que será gravado em dois shows na Concha Acústica, contará com participações de personagens fundamentais na história da artista, mais entrevistas e imagens de arquivo. Além do audiovisual - que, ao mesmo tempo, homenageia o samba reggae - Maga planeja lançar um livro ilustrado enfocando sua vida artística.
Maga - que novamente causou sensação no Carnaval de Salvador com a saída do bloco Os Mascarados (único bloco à fantasia da cidade que, ano após ano, tem atraído levas celebridades), e com o Afropopbrasileiro, no qual reuniu os principais afros da capital (Ilê Aiyê, Olodum, Cortejo Afro, Malê Debalê, Muzenza e Filhos de Gandhy) - já voltou seu foco para o seu público internacional. Com a agenda apertada, já tem shows agendados para os Estados Unidos e Europa, em especial a Alemanha, país no qual, em 2006, se realiza a Copa do Mundo de Futebol.
Depois de um 2005 muito importante, com participações na programação do Ano do Brasil na França, no Montreux Jazz Festival, e no badalado Carnaval de Valencia (Espanha), Maga parte mais uma vez para reafirmar a forte impressão deixada entre os estrangeiros desde que foi apresentada ao mundo pelo cantor, compositor e produtor norte-americano, David Byrne.
Como é comum acontecer com diversos artistas brasileiros, somente após tal parceria, Maga começou a despertar a atenção de público e crítica no seu próprio país. Daí em diante, não parou mais de crescer. Foi destaque nos principais jornais do mundo, ilustrando as capas do The New York Times, Le Monde, Washington Post, Players, Jornal do Brasil e muitos outros. Sendo considerada pelo jornal Los Angeles Times a "Aretha Franklin Brasileira".
Ao todo, são aproximadamente 20 turnês internacionais e nove trabalhos lançados, dentre eles os marcantes Elegibô, Um canto pra subir, Kindala, Luz dourada, Gente de festa, Maga Afropopbrasileiro, e Tete-à-Tete Margareth, por enquanto seu único registro ao vivo em CD. Em DVD, Maga estreou em 2004, com o lançamento do Margareth Menezes ao vivo - Festival de Verão Salvador, que lhe rendeu um DVD de ouro.


Fonte : CarnAxE / C.Produção - Dezembro 2006


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br