Entrevista de Daniela Mercury no Jornal Português Destak
Lançamento do novo trabalho Balé Mulato em Portugal



É um disco para ver ao vivo?
O meu show é sempre dividido entre canções tranquilas, médias e rápidas, e esse disco dá-me essa possibilidade. Na verdade,eu, espontaneamente, fui juntando as canções e fui fazendo os arranjos encontrando como uni-las com sentido no CD.

Que estilos mistura no CD?
É um disco que tem um pouco de rock,uma balada com piano e canções com percussão. Continua a passear por bases rítmicas brasileiras, com um bocadinho de funk e reggae , no caso do Topo do Mundo. O Balet Mulato tem uma história que é agradável, para mim. Quando vi a ordem e as músicas juntas fiquei feliz, porque elas têm um fio condutor. Acho que é a diversidade na unidade. A diversidade também tem sido uma marca minha.

Basta ouvir um pouco para perceber logo que é Daniela Mercury.
Que bom! Isso dá-me alguma tranquilidade. Fui buscando a minha identidade nesses discos que fui fazendo. Fazer o Balet Mulato com a minha cara é como se fizesse mais um filho e inevitavelmente tivesse traços meus. Isso é sinal que consegui ao longo desta vida construir algo que tem a minha cara.

Porquê Balet Mulato?
O Balet Mulato é uma mistura de dois universos: MPB e Carnaval. O nome veio porque é um disco dançante, então pensei em balet de rua, balet popular. Mulato porque é um disco muito brasileiro, mas também fusões internacionais. O Axé é um género brasileiro e eu quis pontuar essa brasilidade do gênero e não só a baianidade. Mulato é uma palavra criada da mestiçagem brasileira, do português do Brasil e não tem tradução noutra língua. Eu achei lindo! Porque eu acho que a música da gente não deve ser traduzida,deve ser sentida. E o português continua a ser a língua que eu desejo que o mundo aceite.

Sente-se uma embaixadora da cultura da Baía?
Eu acho que sou, mesmo sem me sentir. É lindo poder representar um pouco da música brasileira porque não tenho a pretensão de traduzir o meu país sozinha.

Passa alguma mensagem?
As mensagens são para mim de afirmação de um povo. A mensagem que eu estou passando é um retorno para a minha gente. Essa é a mensagem principal, como eu sou, como mulher que consegue lutar pelos seus sonhos.

O que tem programado em Portugal?
Eu estarei aqui entre Abril e Maio. Ainda não tenho confirmado se vou estar no Coliseu ou no Rock in Rio.


Fonte : Jornal Destak de Portugal - Fevereiro 2006


enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br