Carnaval vai ter trios com biodiesel
Bastidores da folia momesca

O Carnaval de Salvador terá este ano o reforço do biodiesel para movimentar os trios elétricos e animar os foliões. Por meio de um acordo de cooperação entre a Prefeitura, Governo do Estado, Emtursa, Universidade Salvador (Unifacs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Transpol e Associação dos Produtores de Música do Estado da Bahia (APA-Bahia) 10 trios elétricos vão utilizar a tecnologia do biodiesel B5 durante a festa.

O prefeito João Henrique, o governador Paulo Souto e os demais representantes assinam o acordo na próxima quinta-feira (dia 19), às 15 horas, na Governadoria do Estado, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A idéia é utilizar o trio elétrico durante a folia como plataforma para divulgar as vantagens da utilização do biodiesel B5. A adoção da tecnologia vai diminuir a emissão de gases poluentes durante a festa e também permitir a economia do consumo de combustíveis, garantindo um ar mais saudável para os foliões. Por ser responsável pela organização do Carnaval em Salvador, a Emtursa irá definir os critérios para escolha dos primeiros trios elétricos que vão utilizar o biodiesel B5. A Uesc e a Unifacs serão responsáveis pela produção e acompanhamento técnico do projeto. O transporte, infra-estrutura de serviços e abastecimento ficarão a cargo da Transpol. A orientação para os artistas que participarem do projeto será feita pela APA- Bahia.

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis que pode ser produzido a partir de óleos vegetais abundantes no Brasil, tais como mamona, dendê, girassol, babaçu, pinhão e soja. Com a utilização de biodiesel é possível substituir total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo, utilizado em caminhões, tratores, camionetas e automóveis, com a vantagem de ser um combustível renovável e de reduzir a poluição ambiental.

O combustível pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 5% de biodiesel com diesel de petróleo é chamada de B5 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.


Fonte: SMCS - Janeiro 2006


enviar para um amigo  Envie para um amigo         imprimir         Volta

www.carnaxe.com.br