Prefeitura combate o trabalho infantil no Carnaval
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil(Peti) atuará durante o Carnaval, evitando que menores trabalhem na festa.

Crianças e adolescentes que forem identificados trabalhando durante o Carnaval serão encaminhados às suas respectivas residências por profissionais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A iniciativa integra a “Operação Carnaval”, projeto desenvolvido pelo programa para retirar da rua menores na faixa etária dos 7 aos 15 anos. Afinal, como reforça a coordenadora do Peti, Sara Almeida, “lugar de criança não é na rua”.

A operação será realizada por uma equipe de 95 profissionais - psicólogos, assistentes sociais, conselheiros tutelares e pessoal de apoio -, que percorrerão os circuitos Osmar, Dodô e Batatinha durante os dias de festa, com o objetivo de identificar e cadastrar os menores. Após essa etapa, a criança será encaminhada à sua residência, onde profissionais do programa irão sensibilizar a família para encaminhá-la ao Peti.

A sensibilização é importante porque a partir do momento em que a família entende que lugar de criança não é na rua, ela começa a proporcionar situações para o garoto (a) se desenvolver”, comenta a coordenadora. Ao serem encaminhados ao Peti, as prioridades da criança ou do adolescente são a escola e a Jornada Ampliada. Esta última é um programa assistencial desenvolvido pelo município que proporciona ao menor atividades lúdicas e pedagógicas, a exemplo de artes plásticas, esportes, danças, músicas e reforço escolar.


Fonte : SMCS - Janeiro 2006


enviar para um amigo  Envie para um amigo         imprimir         Volta

www.carnaxe.com.br