Seminário debateu a organização do Carnaval

O encontro na Academia de Polícia Militar,
discutiu formas de organização da festa em 2007

Mais de duzentas pessoas participaram do "1º Seminário Definindo Caminhos para o Carnaval 2007", sábado passado (08.07), no auditório da Academia da Policia Militar, na Avenida Dendezeiros, evento organizado pela Emtursa - Empresa de Turismo S.A. e Conselho Municipal do Carnaval.
Durante o seminário foram levantados e discutidos os problemas detectados no Carnaval deste ano, o que impossibilitou o desenvolvimento do trabalho em algumas áreas operacionais nos circuitos da folia.
O Carnaval nos três circuitos, Dodô, Osmar e Batatinha, e alguns bairros da cidade, acarreta uma demanda maior de mão-de-obra a ser contratada, em 2006, mas o número de empregos temporários gerado foi menor em relação a 2005, pois houve uma redução no efetivo da Prefeitura, assim como uma maior fiscalização nos ambulantes não-licenciados.
O seminário aconteceu durante o dia todo, com a participação intensa de representantes de entidades carnavalescas cadastradas na Emtursa.
A organização do evento aplicou uma metodologia de trabalho que dividiu pela manhã nove grupos formados por afinidades, cada grupo escolheu um líder para apresentar durante a tarde os cinco maiores problemas levantados durante o Carnaval.
Os grupos foram de samba, trios independentes, percussão, afoxés, afros, índios, travestidos, artistas, bloco de trios e blocos infantis.
No final o resultado foi que todos os grupos pareciam ter se transformado em um só, com unanimidade na apresentação dos problemas: falta de estrutura operacional e estrutural, ordem, fluxo e quantidades de entidades nos circuitos, fortalecimento do carnaval dos bairros, contemplando artistas e trios independentes.
Esses e outros problemas constarão de relatórios que serão encaminhados e apresentados a todas as secretarias municipais envolvidas na organização da festa.
Segundo Merina Aragão, gerente do Carnaval da Emtursa, o seminário teve a participação expressiva de entidades carnavalescas, que demonstraram maturidade e seriedade em todos os assuntos abordados.
Já o presidente do Conselho do Carnaval, coronel Walter Leite, destacou que o acontecimento do seminário foi bastante positivo por causa da integração de todos que demonstraram uma visão geral do Carnaval


Fonte : Emtursa - Julho 2006


enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br