24 Horas de Dança na Terra
Secretaria de Cultura da Bahia - Ano I - Nº 9

Artistas de toda a cidade celebraram nos dias 28 e 29 de abril, o Dia Internacional da Dança. A comemoração ganhou cara nova em Salvador com o evento chamado 24 Horas de Dança na Terra, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico, promovido pelo Fórum de Dança Bahia, com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Na ocasião, foram anunciados os editais públicos da Funceb nesta área, que visam fomentar a produção, pesquisa, difusão, formação, registro e memória da Dança no Estado.
De acordo com Lúcia Matos, diretora de dança da Fundação, o evento foi uma ótima oportunidade para apresentar as novas propostas à categoria. “Duas iniciativas são inéditas nos editais: uma se refere à manutenção dos grupos de dança e a outra à residência artística. Elas foram criadas para dar apoio a produções e projetos, além de possibilitar a experiência de gestão dos equipamentos e pautas pelos artistas, como no caso da residência”, explica. Pró-dança Bahia é o título escolhido para o Programa da Funceb, que se dividem em 5 subprogramas: Territórios em Movimento, Estados de Corpos, Memórias Dançantes, Corpos Nômades e Forma Dança.
A programação do 24 Horas de Dança na Terra reuniu artistas, professores, alunos e técnicos do segmento. A celebração da data, 29 de abril, foi instituída em 1982 pelo Conselho Internacional de Dança, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento 24 Horas de Dança na Terra é fruto da parceria entre a Fundação Cultural do Estado da Bahia, Ufba, Fórum Nacional de Dança, Câmara Setorial de Dança – GT Bahia, Fundação Gregório de Matos (FGM) e Pelourinho Cultura e Arte (Ipac).


Fonte : Ana Paula Vargas - 30/04/2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br