carnavalhistóriatemasabadascarnaxehome



1ª Feira Engenho de Artes Populares
Boa Vista realiza feira de artes populares

Inspirado nas feiras culturais que aconteciam na década de 1980, o Cine-Teatro Solar Boa Vista, mantido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, realiza, junto com moradores, artistas e instituições locais, a 1ª Feira Engenho de Artes Populares (FEAP), que acontece de sexta-feira (24) a domingo (26), no Parque Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas. O evento aproveita as comemorações do Dia da Cultura Popular (22) e tem uma programação variada, que inclui workshop, palestras, mostra de vídeos, exposições, apresentações de teatro, música e dança,

 

voltada especialmente para o público infanto-juvenil. As atividades, com entrada franca, ocupam o palco e foyer do Cine-Teatro, além do Teatro de Arena e a área externa do Parque. A proposta surgiu da necessidade de movimentar o Solar e seu entorno, como explica Chicco Assis, coordenador do Cine-Teatro. “Comecei a pensar no que poderia ser feito no Teatro e ao redor dele para atrair o público, tanto local quanto externo. Se, por um lado, o Engenho Velho de Brotas possui uma riqueza cultural que carece de maior valorização, por outro, o aumento da criminalidade afugenta a população do Parque Solar Boa Vista e seu entorno, por não se sentir segura. Este evento servirá também para ajudar a desfazer a imagem negativa do bairro”, enfatiza.
A atividade conta com a participação de artistas e grupos culturais do bairro, representados pelo Fórum CulturAção Solar, e apoio de diversos órgãos municipais, como as Secretarias Municipais de Educação e Cultura (SMEC), de Parques e Jardins (SPJ), de Esporte, Lazer e Entretenimento (SMEL), de Serviços Públicos, a Fundação Gregório de Mattos, a Administração Regional de Brotas e o Instituto Mauá.
Chicco Assis afirma que a feira é classificada como um “chamariz”, enfatizando que o Solar precisa ser visto de outra forma. Por isso, será utilizada a produção artística local para chamar a atenção da imprensa, das autoridades e da sociedade para a sua revitalização. Desta maneira, ele acredita que o equipamento pode voltar a ser um importante complexo de entretenimento e lazer para as manifestações culturais do Engenho Velho e de outras localidades.

Programação
Separada por temas, a programação da feira de artes contempla três diferentes modalidades - cultura popular, artes cênicas e música. O primeiro dia será dedicado aos mestres populares da cultura, com uma programação voltada para a tradição oral. Dentre as atrações, grupos do Espaço Cultural Pierre Verger, Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral e a educadora Vanda Machado. As artes cênicas e as artes circenses terão espaço no segundo dia, com apresentações de teatro e dança de rua, além de palestras com artistas que já se apresentaram no Cine-Teatro. A música encerrará o evento, com destaque para grupos de sambas juninos e outras vertentes, e artistas amadores e profissionais, como a cantora Márcia Short.
Estão previstas, ainda, atividades como Premiação das Bandas de Samba Juninos, a realização da feira de artesanato, além da intervenção do Projeto Grafita Salvador na fachada do Teatro Solar Boa Vista, que vai ganhar um abraço simbólico dos participantes no domingo, seguido de cortejo cultural pelo bairro.


Fonte : CarnAxE in Funceb Bahia - Agosto 2007

www.carnaxe.com.br