Conversas Plugadas recebe diretor de teatro francês
Bastidores da cultura baiana

O projeto Conversas Plugadas volta a cartaz nesta segunda-feira, dia 06 de agosto, às 19h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves em Salvador, desta vez, recebendo como convidado o jovem diretor de teatro francês Thomas Quillardet. O encontro começa às 19 horas, e tem entrada gratuita (inscrições pelos telefones 3339-8008 e 3339-8067). Quillardet está em Salvador para a montagem da peça A Geladeira (Le Frigo), do polêmico dramaturgo argentino Raul Damonte, conhecido como Copi. Salvador será a primeira cidade brasileira a produzir uma peça desse autor, morto há 20 anos. Só depois da estréia na capital baiana, é que serão produzidas versões da peça em Curitiba e Rio de Janeiro.
“Minha missão aqui é semear a dramaturgia de Copi, esperando que depois dessa experiência os atores brasileiros se sintam instigados a pesquisar mais os seus textos”, afirma o diretor francês. Copi nasceu na Argentina em 1940 e tornou-se uma figura controversa na França, nunca escondendo sua condição de exilado, homossexual e portador do vírus HIV. Ele escreveu sua primeira peça em Buenos Aires, em 1962 (Un angel para la señora Lisca), mas foi em Paris que produziu o essencial de sua obra. Com um humor surrealista, tem nas relações familiares conflitantes e na noção ambígua de identidade sexual a base de seu trabalho.
O projeto Conversas Plugadas será uma oportunidade para artistas baianos e o público em geral terem contato com a trajetória artística do diretor Thomas Quillardet, que é também ator e tradutor de obras brasileiras e de textos teóricos sobre a dramaturgia nacional para o francês. Sua vinda a Salvador faz parte de um intercâmbio Brasil-França, e conta com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia e do Consulado Geral da França no Recife. Ao voltar a Paris em novembro, Quillardet produzirá um compte-rendu (um balanço a ser publicado na internet) sobre a experiência com os artistas do Brasil. Para ele, a energia de criação é muito mais forte no Brasil que na França atualmente. “Os dois países têm tradições diferentes no teatro, mas podem se complementar”, acredita.
Conversas Plugadas – O projeto, que este ano passou a fazer parte da programação do Teatro Castro Alves, tem como objetivo oferecer novos aprendizados ao corpo técnico do TCA e ao público em geral, através do intercâmbio com profissionais de destaque no cenário nacional e internacional, com os quais poderão ser compartilhadas vivências e novos olhares sobre a profissão. É promovido pela Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural do Estado e TCA. Já foram convidados pelo projeto o cenógrafo Gringo Cardia, o diretor teatral Billy Bond, a atriz e produtora Luana Piovani, a atriz Alice Stephânia e os assistentes de direção de A Pedra do Reino, Simone Iliescu e César Augusto. A entrada é franca e a participação deve ser confirmada junto ao Núcleo de Produção do TCA, pelos telefones 3339-8008 e 3339-8067, das 9h às 12h e das 14h às 18h. As senhas estarão garantidas até 30 minutos antes do início do evento, sendo liberadas em seguida para o livre acesso do público.


Fonte : TCA - 01 agosto 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br