Simpósio debate Identidades Culturais e Religiosidade
Bastidores da cultura baiana

Identidades Culturais e Religiosidade é o tema do simpósio que será promovido dia 12 de agosto, na Fundação e Museu Hansen Bahia, no município de Cachoeira. O objetivo do encontro é celebrar a diversidade cultural do Recôncavo Baiano, particularmente a de matriz africana, que encantou pessoas do mundo inteiro, como o artista plástico Karl Heinz Hansen. A Irmandade da Boa Morte, cuja festa é realizada todos os anos em agosto, talvez seja um dos maiores exemplos dessas inúmeras convergências.
A abertura do evento está programada para o dia 12, às 9 horas, com a presença de autoridades e das senhoras da Boa Morte. Em seguida, acontecem palestras com o professor Cândido da Costa e Silva e de representante da Secretaria de Cultura da Bahia. No mesmo dia, à tarde, estão programadas mesas redondas sobre dois temas: Festa e Cultura na Bahia e Corpo, Memória e Mito.
No dia 13, serão debatidos os seguintes temas: Religião e cultura na Bahia, Tradições, Mitos e Símbolos. O encerramento acontece dia 14 com as mesas redondas Religiões, identidades e apropriações e Europa, África, Bahia: conexões.

Programação inclui ainda dois eventos paralelos
- Visita Guiada ao Museu de Arte Sacra do Recôncavo - dia 14, às 17 horas
- Mostra Temática Festa da Boa Morte: Novos Olhares - Galeria Ilse/Museu Hnasen Bahia.
A realização é da Fundação e Museu Hansen Bahia e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria do Turismo e Caixa Econômica Federal.


Fonte : SEC - 01 agosto 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br