Pelourinho comemora a Cultura Popular
Centro Histórico da Bahia
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

A Cultura Popular é expressa através dos costumes de um povo, dos hábitos alimentares, da vestimenta, do artesanato, das crenças e da religião, da oralidade, dança, música e da sua forma de ser e de fazer. Cada lugar tem a sua identidade e no Pelourinho não poderia ser diferente. Lugar rico em suas expressões culturais e artísticas, o Pelô – como é popularmente conhecido – é moradia e cenário de manifestações de um povo singular. O candomblé, a capoeira, o acarajé, o som do berimbau, a vestimenta das baianas. Juntos, formam a cultura popular desse povo. É em comemoração a essas tradições que a Secretaria de Cultura, através do Programa Pelourinho Cultural, do Ipac, promove o evento Viva a Cultura Popular - uma série de apresentações e encontros para valorizar e refletir sobre a riqueza dessas manifestações.

A programação acontece nos dias 20, 21 e 22 de agosto, no auditório da Praça das Artes, e traz para a mesa de debates especialistas no assunto, como Doralice Alcoforado - professora do Instituto de Letras da UFBA e coordenadora do núcleo de pesquisas de contos ligados à literatura popular - e a mestre e antropóloga Denise Ribeiro. Pessoas da Comunidade, como Albino Apolinário e Jorge Conceição, também confirmaram a participação e são alguns dos nomes que irão ministrar as palestras “Contos Populares, Orikis e outros ‘causos’” e “Comida de Senzala ou alimento dos deuses?”. Na platéia, algumas escolas já confirmaram presença.
Os encontros acontecem a partir das 9h e seguem durante os outros dois dias com diferentes temas para discussão, entre eles: “Do Folclore à Cultura Popular”, “Dança Afro – A expressão Cultural de um Povo” e “Orelha que passa a cabeça é de burro”. Na programação também consta a exibição dos filmes “Caçadores de Saci” e “Cantos de Trabalho”, além da apresentação do Balé Folclórico da Bahia – que acontece no Teatro Miguel Santana, no dia 21. “A nova programação para o Centro Histórico, que será apresentada até o final de agosto, acolherá as culturas populares e seus artistas, dando a eles e à comunidade baiana uma oportunidade de expressão e de interação”, garante a Diretora de Ações Culturais do IPAC, Ivanna Soutto.
Para finalizar o evento, uma série de apresentações acontece na Praça Pedro Arcanjo, na noite do dia 22. Mas, enquanto isso, outro grande evento é promovido em parceria com o Programa Pelourinho Cultural. É o Festival Internacional da Arte Capoeira, que também começa no dia 20 de agosto e permanece até o dia 26 do mesmo mês.
O evento Viva a Cultura Popular é parte do Programa Culturas Populares da Bahia, um programa integrado da Secretaria de Cultura executado por meio de suas vinculadas, a exemplo do Programa Pelourinho Cultural e Fundação Cultural da Bahia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui


Fonte : Secult - 17 Agosto 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br