MAM reabre com exposição
no Solar do Unhão
Museu de Arte Moderna da Bahia
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) instalado no conjunto arquitetônico do Solar do Unhão às margens da Baía de Todos os Santos, em Salvador, um dos dez museus estaduais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), reabre as portas nesta segunda-feira, dia 20 de agosto, com a exposição “Smetak Imprevisto”, após um mês parcialmente fechado para reformas.
De acordo com o diretor geral do Ipac, arquiteto Frederico Mendonça, foram realizados no MAM serviços de pintura em paredes internas e externas, retelhamento de cômodos que apresentavam goteiras, impermeabilização e tratamento de infiltrações nas edificações. Na capela do século XVII foram restauradas janelas, portas, recuperado o reboco de paredes e aberta passagens da nave para a antiga sacristia. “Também substituímos o portão de acesso ao museu e, na área externa, realizamos podas nas árvores e checagem dos pontos de iluminação”, diz Mendonça. Já o Parque das Esculturas, localizado ao lado do museu, o diretor do IPAC explica que receberá intervenções específicas até o final do ano (2007) em função da dimensão das obras que já estão em fase final de processo de licitação pública.

Exposição
A exposição escolhida para a reabertura do MAM foi a “Smetak Imprevisto” que reúne cerca de 100 instrumentos musicais de autoria do músico Walter Smetak e fica em cartaz até 30 de setembro, aberta à visitação com entrada franca, de terça a domingo, sempre das 13h às 19h. O projeto foi selecionado pelo Edital 2006 do Natura Musical, que já contemplou 85 projetos desde 2005. “A exposição está montada em formato multimídia e interativo abordando vida e obra do músico, escultor, pesquisador, poeta e escritor Anton Walter Smetak”, informa Solange Farkas, atual diretora do MAM.
Essa homenagem se dá 23 anos após a morte e 50 anos depois da chegada do músico a Bahia, local onde desenvolveu uma teoria estático-musical própria. Nascido tchecoslovaco, nacionalizado suíço e radicado no Brasil, Smetak foi um alquimista dos sons, utilizando até utensílios do cotidiano para produzir música. “Smetak é uma referência para a música contemporânea brasileira, foi um artista e pesquisador que despertou a criatividade e criou novos conceitos para diversas gerações de músicos brasileiros”, ressalta Farkas.
O projeto da exposição contempla ainda a restauração, catalogação e digitalização do acervo material e imaterial do artista, composto por registros sonoros, livros, fotos e documentos, além da criação do site www.smetakimprevisto.com.br que entra no ar dia 20 e onde estão todas as informações. Nos dias subseqüentes à exposição (20.08) acontecem palestras com restauradores, curadores e pesquisadores dos trabalhos de Smetak. A exposição tem curadoria de Arto Lindsay e Jasmin Pinho, produção-executiva de Minom Pinho da produtora Casa Redonda de São Paulo, e projeto educativo da educadora musical Teca Alencar de Brito. O patrocínio é da Natura, com apoio institucional da secretaria de Cultura da Bahia (SECULT), através do IPAC e da Universidade Federal da Bahia, e apoio cultural do Ministério da Cultura.

MAM
Avenida Contorno, s/nº
Solar do Unhão, Salvador BA


Fonte : Ipac - 17 Agosto 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br