Casa do Carnaval inaugura
exposição sobre Frevo
Centenário do Frevo
A mostra exibe quadros feitos ao longo dessa década

Dentro do calendário de atividades do Centenário do Frevo, a Prefeitura do Recife, através do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval, inaugurou na noite da última terça-feira (14), a exposição No Passo da Arte, Traços do Frevo, celebrando além do centenário do ritmo, o 17º aniversário da casa. Ao todo são 17 telas do suíço Sérgio Birukoft. Há ainda uma exposição paralela com o resultado da oficina lúdica, feita com alunos da escola municipal, cujo tema também foi o frevo.
Radicado no Recife há 10 anos, o pintor sempre teve uma forte ligação com o carnaval, que está presente em grande parte de sua obra.
A mostra exibe quadros feitos ao longo dessa década e alguns feitos especialmente para essa ocasião, como a tela Os passistas com sombrinha. A riqueza dos detalhes e o colorido das obras impressionam ao primeiro contato. Cenas do cotidiano de um carnaval estão retratadas por vezes com realismo, noutras com fantasia e abstração, sempre denotando a espontaneidade dos foliões. Referências à capoeira, origem embrionária do frevo também estão presentes na exposição. Segundo o gerente da Casa do Carnaval, Eduardo Pinheiro, divulgar a cultura popular é um dos objetivos da mostra. "A casa, desde 2001, vem abrindo espaço para artistas populares divulgarem seus trabalhos. Trabalhamos no sentido de trazer esses artistas, reconhecê-los, e divulgar suas obras", ressaltou.
O autor da exposição falou sobre como recebeu o convite da Casa do Carnaval e revelou sua admiração pelo tema. "Já conhecia o espaço, pois já fiz uma exposição aqui há uns 10 anos. Sabia que eles tinham interesse no tema e, como esse ano foi o centenário do Frevo, pensei que seria uma boa idéia participar e mostrar um pouco do meu trabalho", disse. A última vez que o pintor expôs na Casa do Carnaval foi em 1996.
Nessa estréia, um bom público esteve presente e saiu com uma boa impressão. "O artista conseguiu detalhar os mínimos detalhes desse evento maravilhoso que é o carnaval. A visão fotográfica dele é impressionante", comentou o visitante Andrew Casado. A Casa do Carnaval fica no Pátio de São Pedro, no 52, Bairro de Santo Antônio. A exposição fica aberta até o dia 15 de setembro nas segundas, quartas e quintas; das 9h às 18h; e terças e sextas-feiras, das 9h às 22h. Informações pelo telefone 3232-2835.

Artista - Sergio Massimo Birukoft
Nascido na Suíça em 02/07/60, iniciou na arte em 1993. Fez os cursos: Preparatório de Artes (1977) e Profissionalizante de Artes Gráficas e Comunicação Visual (1978/82) em Zuricti; Desenho e Pintura, com o Prof. Marcelo Bezerra, na UFPE (1996). Participou de várias exposições coletivas, entre elas: Cena de Artes Plásticas - Zurich, 1993, e Festival Internacional de Jazz - Montreux, 1994, Realizaram individuais em Galerias e Espaços Culturais do País e Exterior destacando-se: Shopping Center Recife, 1995; Raum, Ursula Tgetgel - Zurich, 1995, e Galeria Baobá - Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 1996.

BASTIDORES DA CULTURA
100 ANOS FREVO
Frevo é destaque no Rio


Fonte : Oficina do Conteúdo - 15 Agosto 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br