Prodasal vai filmar o Carnaval em tempo real

A Companhia de Processamento de Dados de Salvador (Prodasal), em parceria com a Empresa de Turismo S/A (Emtursa), desenvolveu um sistema de câmeras com som e imagem.

A Companhia de Processamento de Dados de Salvador (Prodasal), em parceria com a Empresa de Turismo S/A (Emtursa), desenvolveu um sistema de câmeras com som e imagem, que será instalado em diversos pontos dos circuitos do Carnaval, inclusive em postos de observação da Emtursa, com o objetivo de filmar a festa no sistema de 24 horas, fornecendo informações em tempo real para a Coordenação do Carnaval.
Através do serviço, os órgãos envolvidos com a folia, inclusive a Polícia Militar, vão estar conectados com o que está acontecendo nos circuitos, como atraso de blocos, eventuais tumultos, identificação de ocorrências, para as devidas providências em tempo hábil.
O presidente da Prodasal, Márcio Duarte, disse que as 16 câmeras, sendo 12 com imagem e som, e quatro só com imagem, vão estar em locais como Campo Grande, Casa D¿Itália, Avenida Sete, Praça Castro Alves (Circuito Osmar); Farol da Barra, Barracenter e Ondina (Circuito Dodô), dentre outros. "É uma forma de monitorar os circuitos em tempo real, chegando tudo on-line à Coordenação do Carnaval", afirmou.
Além das imagens em tempo real, a cada período de 12 horas operadores da Prodasal estarão observando as ocorrências, para geração de relatórios, que chegarão ao conhecimento do prefeito João Henrique, e dos demais responsáveis pelos órgãos envolvidos com o Carnaval, para as devidas providências.
"As câmeras instaladas nos circuitos vão transmitir o folia pelo Portal do Carnaval, ao vivo, para os foliões e para o mundo. Para quem estiver na festa, o serviço vai informar, por exemplo, onde está exatamente o seu bloco", revelou Duarte, acrescentando que, este ano, a novidade é a instalação de computadores no boxe central da Prodasal, no centro da praça do Campo Grande, onde os foliões vão ter acesso aos circuitos para localizar o seu bloco, assim como dar sugestões sobre os festejos.
Responsável pela montagem e manutenção de toda a estrutura de informática do Carnaval, a Prodasal está treinando todas as 156 pessoas que vão trabalhar no suporte da festa.
Através de um mapeamento georeferenciado, com o auxílio do sistema de busca "Google", a Prodasal colocou todos os equipamentos do Carnaval na internet. Através do Portal do Carnaval, a população vai localizar postos de saúde, de segurança, e demais serviços que estarão funcionando nos dias da festa dedicada a Momo.


Fonte : Emtursa - 09 Fevereiro 2007


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br