SET divulga plano de operação para o Carnaval

O motorista que for flagrado dirigindo com sintomas de embriaguez será autuado numa delegacia de polícia e terá a habilitação apreendida

A Superintendência de Engenharia do Tráfego (SET) vai desenvolver inúmeras ações neste Carnaval para evitar acidentes envolvendo foliões alcoolizados. Durante apresentação à imprensa do plano de operação do órgão, a superintendente Cristina Aragón revelou que será realizada uma fiscalização intensa, com o uso de bafômetros, nas saídas dos sítios da festa, para evitar que pessoas alcoolizadas dirijam. As blitze serão realizadas em qualquer hora e qualquer local, e abrangerá tanto os veículos de transporte público, como ônibus ou táxis, quanto os particulares.
O motorista flagrado com sintomas de embriaguez será levado à delegacia, autuado em flagrante, e terá sua habilitação retida e encaminhada ao Detran. Caso não haja no veículo uma pessoa habilitada e em condições de conduzi-lo, o veículo será guinchado e retirado de circulação.
A medida, segundo Cristina Aragón, visa garantir a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes. Outras ações também estão sendo levadas a cabo pela SET, através de uma maciça campanha, utilizando "banners" e galhardetes nos postes das principais vias de acesso aos sítios da festa, inibindo o uso de carros e incentivando o aluguel de táxis, além do transporte solidário.
O plano de operações da SET foi apresentado junto com o da Superintendência de Transporte Público (STP), que vai aumentar o número de ônibus nos horários de pico para ida ou volta do folião. Todos os táxis receberão adesivos da campanha "Se beber, vá de táxi" e os carros particulares adesivos tipo "O melhor estacionamento do carro é na porta de casa", ou "No Carnaval deixe o carro na porta".
"O trabalho da SET é de extrema importância e inclui, além da fiscalização do trânsito e de estacionamentos, serviços em equipamentos semafóricos e de sinalização, coleta de dados de acidente, ações educativas e de processamento de multas de trânsito", afirmou Aragón. A jornada dos servidores do órgão será de 24 horas, começando no dia 15 e sendo encerrada no dia 21, Quarta-feira de Cinzas. Estarão trabalhando 996 pessoas, das quais 498 agentes de trânsito, que terão à disposição 42 veículos leves e médios, 19 guinchos e 41 motocicletas, distribuídos em três bases operacionais que ficarão situadas nos Barris, Shopping Barra e Ondina. Na ocasião, a SET estará disponibilizando os seguintes telefones para os usuários: 118, 3172-8767, 3172-8764 ou 9979-2900. O superintendente da STP, Gervásio Carvalho, informou que a partir de quinta-feira (dia 15) todas as linhas que atendem aos circuitos de Carnaval estarão operando com frota máxima durante a madrugada, e que 404 linhas, com 1.670 ônibus, serão colocadas na rua diariamente. O Elevador Lacerda funcionará 24 horas; o Plano Inclinado Liberdade-Calçada, das 6 às 24 horas; o Plano Inclinado Gonçalves encerra suas operações às 19 horas de sexta-feira (dia 16), retornando na quarta-feira, a partir das 13 horas. Serão distribuídos folders, indicando pontos de táxis e especiais de ônibus. Nos terminais de táxis, os usuários receberão um cartão com o número da STP - 3371-1589 -, para possíveis reclamações.


Fonte : SMCS - 12 Fevereiro 2007


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br