Bastidores da Folia
CARNAVAL 2007

  

Banda Motumbá mistura trio, artes cênicas e dança
Corredor da Folia de Salvador

Entra em cena no Circuito Dodô, a Banda Motumbá puxando o trio independente Expresso 2222 do ministro da cultura Gilberto Gil. A banda que está no topo de ser a "Banda Revelação" da premiação Troféu Dodô & Osmar, onde concorre com Tribahia (Ninha, Xexéu e Tânia) e Bafafá (Mariela Correa).
O trio leva a frente um carro alegórico com o símbolo "Motumbá", nome da banda que em Yorubá significa ‘benção a Olorum’ , que é o Deus supremo dos Yorubanos.
Logo atrás, segue uma ala de dançarinos fantasiados, que desenvolvem coreografias (vestidos de azul ou dourado) diante do texto declarado (segue trechos abaixo) pelo suposto "Deus" - o vocalista Alexandre Guedes. Um espetáculo cênico e emocionante que se mistura a passos de danças da cultura baiana. O bloco ainda contou com a presença da cantora Preta Gil (filha de Gilberto Gil) e do ator Reinaldo Gianechine.

Trechos do texto declarado
... Nem Obatalá,
Nem Oxalá fizeram Olorum voltar
Somente a mãe.. sair das águas
e ela partir e na floresta,
viu o povo dançando com o guerreiro,
ela viu
o povo viu.

Após a encenação do texto misturado a crença dos orixás acompanhado pela dança, segue a repetição, que foi denominado como manta:

Mooooo-tummm-baaaaá
motumbá, motumbá, motumbá, motumbá
Motumbá Axé

É aberto uma roda frente ao trio e retorna com o impacto do novo sucesso da banda, a canção Bororó, caindo na folia baiana frenética.

Fonte : CarnAxE
Foto : Tássia Novaes

QUANDO ?

  17 de fevereiro 2007

ONDE ?

Trio independente
Expresso 2222
percursso Circuito Dodô
(Barra/Ondina)

Portal do Carnaval
     
volta | Notícias | contato            

www.carnaxe.com.br