Bastidores da Folia

      

5ª edição Forró da Onça
Festança no interior baiano

A quinta edição do arrasta-pé da cidade de Jaguaquara, interior baiano, promete não deixar ninguém ficar parado.
Porque? Alinne Rosa e sua trupe (Cheiro de Amor) estarão caindo no forró ao lado dos grupos Cacau com Leite, Filomena Bagaceira e Kichote.
Com censura de 16 anos, a festança acontece no dia 23 de junho, à partir das 10 horas.
Os ingressos estão à venda por R$ 60,00 pista meia entrada e R$ 80,00 camarote meia entrada. Os preços estão sujeitos a alterações, para aquisição e maiores informações, entrar em contato com Pida (71) 3232-3208.

QUANDO ?

  23 de Junho 2007

ONDE ?

  Jaguar Clube
  Jaguaquara BA

Portal do Carnaval

volta | contato |

Fonte : CarnAxE

TRAJETÓRIA HISTÓRIA
Toca da Onça, de início, foi o nome dado a uma fazenda da região de Pé de Serra, destinada à criação de gado, na qual havia exuberante plantação de capim, entremeada de alguns trechos de mata fechada e vegetação agreste, pertencente a um cidadão de nome Manoel Coelho Lima, de família tradicional.
Decorridos alguns anos, a fazenda foi vendida aos sócios de uma firma comercial, estabelecida em Aratuípe, muito conceituada e conhecida, "Pinho Avelar & Cia". E certamente por compra, passou a ser propriedade do idealizador e fundador do município Sr. Guilherme Martins do Eirado Silva, português que nasceu em Povoa do Varzim, em 1887, tendo chegado ao Brasil com dezesseis anos. De início residiu no município de Lage (BA), logo mais transferindo para Areia, hoje Ubaíra, onde conheceu aquela que ficou sendo sua esposa, Dona Maria Luzia de Souza e Silva. Assim, na condição distrital, "Toca da Onça" veio figurar como um componente do município de Areia, isso nos quadros da apuração do recenseamento de 1º de setembro de 1920.
A população na " Fazenda Toca da Onça" crescia a cada dia. Logo tratada como povoado e distrito, e em crescimento constante, foi elevado à categoria de Vila. A lei estadual nº 1472, de 18 de maio de 1921, desanexou parte do território de Areia para construir o novo município que recebeu oficialmente o nome de Jaguaquara (que foi traduzido do Tupi; "onça = Jaguar” + "toca = Quara”), cuja instalação verificou-se em 2 de agosto de 1921. Pedaços da história como essa, você só encontra aqui, no CarnAxE.

EDIÇÕES ANTERIORES

CarnAxE - traçando a trilha da folia
2006 - 4ª edição
2005 - 3ª edição
2004 - 2ª edição

www.carnaxe.com.br