Carnaval: Prefeitura e Governo fazem parceria

Durante primeiro encontro com o governado Jaques Wagner, João Henrique obteve apoio para realização do Carnaval, e tratou de outros temas da cidade

O prefeito de Salvador, João Henrique, reuniu-se hoje (dia 9) com o governador Jaques Wagner, na Governadoria, Centro Administrativo, para tratar de assuntos de interesse da capital, principalmente a solicitação de recursos para a realização do Carnaval. Foram também discutidas a firmação de parcerias para a execução de obras de infra-estrutrura na capital, quando destacou a Via Portuária, além de programas de drenagem e estabilização de encostas.
João Henrique também pediu ao governador a construção de um viaduto na segunda rótula do Aeroporto O prefeito afirmou que o governador demonstrou muito boa vontade em ajudar as ações desenvolvidas pela Prefeitura. Falando para a imprensa, após o encontro, João Henrique afirmou que a Prefeitura precisa da ajuda, como sempre ocorreu nos governos anteriores, para realização da festa, sendo que agora, com o governo aliado, acredita que a ajuda será maior e mais rápida do que em governos anteriores. O prefeito solicitou ajuda para o Carnaval, informando ao governador que a festa deve custar em torno de R$ 25 milhões.
Sobre os recursos para o Carnaval, Jaques Wagner garantiu que fará uma consulta ao seu secretário da Fazenda para ver a disponibilidade. Perguntado sobre as cotas de patrocínio para a folia, o prefeito disse que estão sendo comercializadas. "A Prefeitura não vai fazer o Carnaval apenas com a colaboração do Governo do Estado.
Essa colaboração é uma parte, o patrocínio será comercializado com grandes marcas nacionais e internacionais, que também ajudarão na realização da festa", declarou. Garantiu que a Emtursa está esperando fechar a cota dos patrocinadores particulares para depois então comunicar à imprensa e à opinião pública. Observou que ainda há tempo suficiente para fechar as cotas de patrocínio.
O prefeito lembrou que quando tomou posse, em janeiro de 2005, o Carnaval seria realizado no mês seguinte, fevereiro. "Em menos de 20 dias realizamos o Carnaval, que por sinal foi muito melhor do que o do ano anterior.
Na verdade, a folia momesca hoje é uma potência cultural, turística e econômica de tal ordem que ela anda praticamente sozinha", pontuou João Henrique.
Quanto à dívida da Emtursa com ao Coletivo de Entidades Negras (CEN), o prefeito disse que não vai aguardar por manifestações públicas das entidades, porque já determinou ao secretário da Fazenda, Oscimar Torres, receber os interessados visando encontrar uma solução.
Receita: O prefeito lembrou que a arrecadação da Prefeitura é a 26ª do Brasil, só ganhando para a capital do Piauí, Teresina. Disse que isso é resultado de décadas e décadas aonde não se levou a sério o cadastro de contribuintes da Prefeitura. "É uma coisa crônica que a gente está procurando resolver", afirmou. Citou como exemplo a queda do repasse de ICMS do Estado para a Prefeitura, de 19% para 11%, assunto que está tratando com o atual governador. Lembrou que no governo João Durval a partir do quarto mês do ano ajudava a Prefeitura a pagar a folha de pessoal. "Nós temos que apertar as contas, gastar o essencialmente necessário, eleger prioridades de manutenção e conservação, e continuar buscando verbas para investimentos junto aos governos estadual e federal", pontuou.
João Henrique também falou que este ano os blocos afros e de índios, em função da alteração dos horários, terão mais visibilidade.
A partir das 20h estarão na avenida diferentemente de outros carnavais que só apareciam nos circuitos depois da meia-noite.
Os secretários municipais Nestor Duarte (Transporte e Infra-Estrutura), e Oscimar Torres (Fazenda), além do secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, participaram do encontro.


Fonte : SMCS - 10 janeiro 2007


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br