Frevo é destaque no Rio de Janeiro
100 anos do Frevo
Comemoração no Teatro Popular de Niterói

Orquestra, passistas, estandartes e blocos de carnaval estarão nesta sexta-feira (27), a partir das 19h, no Teatro Popular de Niterói, para marcar os 100 anos do Frevo e apresentar uma amostra do carnaval Multicultural do Recife.
O carnaval do Recife em Niterói foi uma iniciativa da própria prefeitura da cidade. "O convite da administração de Niterói para que divulgássemos o nosso carnaval nesta cidade, em parceria, vem para se somar aos nossos esforços de difundir a cultura pernambucana" diz a secretária de Gestão Estratégica e Comunicação da Prefeitura do Recife, Lygia Falcão, que é coordenadora do Projeto 100 anos do Frevo. "O evento marca também o início de um importante intercâmbio entre as duas cidades", acrescenta.
O maestro Ademir Araújo, também conhecido como Maestro Formiga, um dos homenageados do carnaval 2008, comanda o palco regendo a Orquestra Popular do Recife, entoando frevos de bloco, de rua e canção e botando o teatro para "frever". Como convidados especiais, um dos maiores intérpretes de frevo de todos os tempos, o cantor Claudionor Germano, o Bloco Batutas de São José e o centenário Clube das Pás Douradas. Os estandartes e destaques prometem dar um colorido especial ao evento, levando para Niterói um pedacinho da folia recifense.
NO sábado a festa será no Palácio do Samba, na Mangueira (Rua Visconde de Niterói, 1072), a partir das 21h, com as mesmas atrações de Niterói e mais a bateria da escola e suas porta-bandeiras e sambistas. O compositor Ivo Meireles fará uma transição rítmica do frevo para o Samba, durante o espetáculo. O local foi escolhido porque a escola levará ao Sambódromo, em 2008, o samba enredo "100 anos do frevo, é de perder o sapato. Recife mandou me chamar...", idealizado pelo carnavalesco Max Lopes. Um dia antes, a folia recifense estará no Teatro Popular de Niterói.
Na quadra da Mangueira, haverá clarinada da Orquestra Popular do Recife, show de capoeiristas, porta-estandartes dos clubes Vassourinhas, Lenhadores, Pás e Batutas de São José, além da apresentação de passistas e do cantor Claudionor Germano, junto com o coral Edgard Moraes e Orquestra. A bateria da escola será a atração carioca do evento. O prefeito do Recife, João Paulo Lima e Silva, e os secretário Lygia Falcão (Gestão Estratégica e Comunicação), João Roberto Peixe (Cultura) e Samuel Araújo (Turismo) estarão presentes à festa. "O frevo e o samba são as duas maiores expressões musicais do carnaval brasileiro e vê-las juntas será uma experiência inesquecível", afirma João Paulo. "O carnaval do Recife no Sambódromo também será uma forma de fortalecer os antigos laços entre o frevo e o samba, pois confluência entre os dois carnavais tem momentos históricos".
A propósito, o prefeito do Recife lembra que, em 1931, os pernambucanos Raul e João Valença, compuseram um dos maiores sucessos carnavalescos de todos os tempos, o frevo-canção com o estribilho "o teu cabelo não nega mulata..." Mais tarde, o compositor Lamartine Babo transformou-o em marchinha carnavalesca que venceu o concurso do carnaval do Rio de 1932. Além disso, Evocação nº 1, de Nelson Ferreira, foi a música mais tocada na folia carioca de 1957. "Vamos então torcer pela vitória da Mangueira e pelo sucesso do frevo", observa João Paulo.

BASTIDORES DA CULTURA
- Casa do Carnaval inaugura exposição sobre Frevo


Fonte : Oficina do Conteúdo - 26 julho 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br