Lançamento Livro do Samba de Roda
Secretaria de Cultura da Bahia - Ano I - Nº 14

No dia 06 de junho, às 18h30min, no Forte de Santo Antônio, em Salvador, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida participa da cerimônia de lançamento do livro Samba de Roda no Recôncavo Baiano. O evento ocorrerá durante as festividades de aniversário do Samba de Roda e contará com a presença de diversos grupos de sambadores e sambadeiras.
O Samba de Roda no Recôncavo Baiano foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Formas de Expressão no dia 5 de outubro de 2004, por decisão do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira, exerceu influência no samba carioca e até hoje é uma das referências do samba nacional.
Em 25 de novembro de 2005, em Paris, entre 43 novas Obras-Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, o Samba de Roda no Recôncavo Baiano também foi contemplado. A Unesco considera o patrimônio imaterial um repositório da diversidade cultural, essencial para a identidade dos povos e das comunidades.
Durante a elaboração do dossiê de registro do samba, o Iphan identificou a existência de grupos com essa modalidade de expressão artística em 21 municípios do Recôncavo Baiano: Aratuípe, Camaçari, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Governador Mangabeira, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Maragogipe, Muritiba, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe, Saubara, Simões Filho, Teodoro Sampaio, Terra Nova e Vera Cruz.

O Samba de Roda
O Samba de Roda baiano é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Presente em todo o estado da Bahia, ele é especialmente forte e melhor conhecido na região do Recôncavo, a faixa de terra que se estende por trás da Baía de Todos os Santos. Seus primeiros registros, já com o nome e com muitas das características que ainda hoje o identificam, datam dos anos 1860.


Fonte : Rosa Pitsch Iphan - 04/06/2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br