Livro destaca compositores e intérpretes baianos de Xisto Bahia a Dorival Caymmi
Secretaria de Cultura da Bahia - Ano I - Nº 15

Compositores e intérpretes baianos, de Xisto Bahia a Dorival Caymmi é o livro de autoria de Luiz Américo Lisboa Júnior, lançado na última quarta-feira, dia 6, pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). A edição é da Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (EDITUS) e Via Litterarum, com 371 páginas.
Trata-se de uma monografia apresentada ao final do curso de Especialização em História Regional, realizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Segundo a professora Dra. Janete Ruiz Macedo, sua orientadora, “ultrapassou a tradicional concepção de história da música ao refletir e organizar alguns elementos para compreender melhor as múltiplas relações entre a canção e o conhecimento histórico”.
O autor procura, em seu trabalho, demonstrar a força criadora dos artistas baianos durante o processo de consolidação da música popular como gênero urbano de grande aceitação. Na sua pesquisa ele vai aos primórdios da música baiana. No capítulo seguinte trabalha a origem dos ranchos carnavalescos e do samba, em que a Bahia se faz presente e dá o toque que faltava. Vai até o Rio de Janeiro onde surge a indústria fonográfica, mas a Bahia continua sendo destaque através das 68 gravações dos cantores Manoel Evêncio da Costa Moreira, o “Cadete”, e Manoel Pedro dos Santos, o “Bahiano”.
Soteropolitano, radicado em Itabuna, ao lado de suas coleções de discos, livros, revistas e documentos atende a quem se interessa pelos assuntos que ele domina. Não tem dificuldades para destacar Arthur Castro Budd, Josué de Barros, Antônio Lopes de Amorim Diniz, o dançarino Duque e João Cândido Ferreira, o De Chocolat que se consagram ao levar a nossa musica para a Europa. E, por fim os anos 30 quando a música popular se consagra e a Bahia, como sempre, presente.
Quem adquirir esse documento, além de um mergulho na história, saberá as discografias e musicografias em discos 78rpm de cantores e compositores como Baiano, Athur Castro, Getúlio Marinho, Duque, De Chocolat, Josué Barros, Assis Valente, Humberto Porto e Dorival Caymmi.


Fonte : Jonildo Gloria - 11 de Junho 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br