Essência do São João da Bahia é resgatada pela TVE
Secretaria de Cultura da Bahia - Ano I - Nº 15

Diversidade no conteúdo e no formato. Foi a partir desse conceito que a TVE Bahia montou sua programação junina 2007.
A emissora colocou o pé na estrada, com equipes que têm percorrido vários municípios, para captar a essência do São João em diferentes regiões do estado. E mais: transmissões ao vivo e cobertura das comemorações em Salvador e no interior, interprogramas, especiais e documentários. O objetivo é proporcionar ao espectador uma ambiência qualificada, e animada, durante o período dos festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro.
A temporada começou no último dia 7 de junho (quinta-feira), feriado de Corpus Christi, com a exibição de interprogramas, ao longo da programação, que enfocam as músicas, as brincadeiras, a culinária, o figurino e outras peculiaridades das festas de junho em mais de vinte cidades da Bahia.
Nos dias 8 e 9 (sexta-feira e sábado), a TVE transmitiu ao vivo, para todo o estado, os shows do palco principal do Arraiá da Capitá, em Salvador, que contou, entre outros nomes, com as seguintes atrações: Gereba, Garotões do Forró, Magníficos, Saia Rodada, Calypso, Calcinha Preta, Flávio José, Cavaleiros do Forró e Zelito Miranda.
O tradicional São João de Amargosa, a 230 quilômetros de Salvador, também contará com transmissão ao vivo pela TVE. Nos dias 22, 23 e 24 de junho, além de quadrilhas, pau-de-sebo e outras manifestações típicas, como a burrinha, a importante cidade do Vale do Jiquiriçá, fronteira do recôncavo e o sertão da Bahia, vai abrigar shows A Volante do Sargento Bezerra, Mariene de Castro, Peu Meurray, Cissinho de Assis, Adelmário Coelho, Santana, Flor Serena, Gerson Orrico, Estakazero e as mega atrações Calypso e Calcinha Preta.
De 15 a 30 de junho, a TVE exibirá uma série de programas especiais e documentários que abordam as diversas manifestações culturais relacionadas às festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, do cultivo da terra às bebidas típicas, dos vários ritmos musicais que animam o arrasta-pé às crenças religiosas que alimentam a fé nos santos. Para encerrar a temporada, será exibido um especial inédito, no dia 30, às 19 horas, que lança esse olhar investigativo sobre as festas de junho em regiões como a Chapada Diamantina, Senhor do Bonfim e Uauá.


Fonte : Marcos Pierry -11 de Junho 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br