Mostra Revelando os Brasis é atração da Sala Alexandre Robatto
Secretaria de Cultura da Bahia - Ano I - Nº 15

A Sala Alexandre Robatto abriga, até 14 de junho, mostra retrospectiva da 1ª edição do projeto Revelando os Brasis, que tem por objetivo geral promover processos de inclusão e de formação audiovisuais através do estímulo à produção de vídeos digitais. Dirigido a moradores de municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, o projeto contribui para a formação de receptores críticos e para a produção de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do País, revelando novos olhares sobre este gigante plural, cheio de singularidades.
O projeto nasceu na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em 2004, e faz parte de um conjunto de ações para democratizar o acesso aos meios de produção audiovisual, permitindo aos moradores das pequenas cidades o contato com as novas tecnologias e a possibilidade de contar as suas próprias histórias, promovendo a criação de obras que retratem o seu universo simbólico.
A partir de um concurso de histórias destinado somente a moradores de municípios com até 20 mil habitantes, os interessados enviam textos contando as histórias (reais ou de ficção) que gostariam de transformar em vídeo. Quarenta histórias são selecionadas, e seus autores participam de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, etc. Na etapa seguinte, os selecionados colocam em prática o aprendizado recebido, retornando a suas cidades para a realização dos vídeos.
Cabe a cada selecionado organizar a produção local, coordenando o trabalho de sua equipe e dos colaboradores, além de dirigir e editar os vídeos. Nessa fase, eles contam com o apoio de uma produtora regional contratada pelo projeto. Cada vídeo tem até 15 minutos de duração.


Fonte : Fernanda Bezerra - 11 de Junho 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br