Biblioteca no Rio Vermelho comemora o Dia do Pescador
Secretaria de Cultura da Bahia - Ano I - Nº 17

Comemorando o dia do Pescador, em 29 de junho, a Biblioteca Juracy Magalhães Junior (Rio Vermelho) prepara homenagem aos pescadores da Colônia de Pescadores Z-1 do Rio Vermelho, no dia 29 (sexta-feira), a partir das 7h. O dia festivo começa com a missa às 7h na Igreja Santana, seguida de palestra, às 9h, com o Jorge Bandeira, que abordará o tema “Eu, nós e as cinco emoções”. A palestra será realizada no setor de pesquisa da Biblioteca, onde será servido um café da manhã aos pescadores e convidados.
Há mais de 10 anos a Biblioteca Juracy Magalhães comemora a data junto à comunidade no bairro do Rio Vermelho, celebrando o dia que reverencia o santo protetor dos pescadores, São Pedro. A celebração relembra a sua profissão antes de se tornar um dos apóstolos mais próximos a Jesus Cristo. No domingo, a Biblioteca estará aberta ao público que poderá assistir peças teatrais e corais com temas relacionados ao dia. Para a diretora Sonia Morelli, a data é uma tradição importante para o bairro. “Nós fazemos essa homenagem para prestigiar esses pescadores que fazem parte da história do Rio Vermelho. Para nós é um privilégio comemorarmos com eles este dia”, afirma.

Biblioteca
Situada em local estratégico, de frente para o mar e próximo à Casa de Yemanjá, a Biblioteca exerce um papel importante na vida dos habitantes da localidade, como é o caso dos pescadores. Este ano, a instituição completará 40 anos, no dia 23 de setembro. Em seu acervo, estimado em cerca de 25 mil títulos, é possível encontrar arquivos que contam a história do Rio Vermelho, como fotos e relatos em áudio dos pescadores que fizeram parte da Colônia. A Biblioteca está localizada na Rua Borges Reis,
Rio Vermelho e é aberta ao público diariamente, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h.


Fonte : Juliana Dias - 25 Junho 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br