Semana Museus, reflexão sobre o patrimônio cultural
Secretaria de Cultura da Bahia - Ano I - Nº 11

O Ministério da Cultura deu inicio às ações voltadas para o setor museológico a partir do lançamento da Política Nacional de Museus, em maio de 2003. Decorrente destas ações, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, oficializou, por meio do Decreto do dia 31 de maio de 2004, a Semana de Museus, comemorada no mês de maio de cada ano. Essas iniciativas colocam em evidência a diversidade museológica e cultural do Brasil e demonstram como os museus brasileiros estão vivos.
No Brasil, o Dia Internacional dos Museus é comemorado durante uma semana inteira, o que coloca em evidência a pluralidade cultural e a diversidade dos museus brasileiros. Em sua quinta edição a Semana Nacional dos Museus, celebrada entre os dias 14 e 20 de maio de 2007, terá como tema: "Museus e Patrimônio Universal - Somos todos Universais", partindo da máxima do poeta Tom Zé "...O futuro tem caminho na unimultiplicidade, pois cada homem é sozinho a casa da humanidade".
Uma das discussões que a Semana irá lançar é acerca do patrimônio cultural imaterial. Existe um reconhecimento sobre a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais, mas a idéia é mais ampla e passa principalmente pela salvaguarda desses bens.
“Acreditamos que a cultura de um povo está mais representada nas tradições culturais, manifestações e folclore, que são recriadas e modificadas coletivamente com o tempo. Essa é a porção intangível da herança cultural dos povos, chamada de patrimônio imaterial. A idéia é refletirmos sobre isso”, afirma Frederico Mendonça, Diretor Geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).
A programação da 5ª Semana Nacional de Museus na Bahia conta com projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, seminários, projeções de filmes, oficinas, espetáculos teatrais e shows, e outras inúmeras ações que intensificam as relações dos museus com a sociedade, como a comunicação, a educação e o resgate da memória. No dia 18 de maio os museus permanecerão abertos até às 24h00, na Maratona Museal. A partir de 22 de maio, novos horários de funcionamento em todos os museus da cidade: de terça-feira a sexta-feira das 10h00 às 18h00, sábados e domingos das 10h00 às 18h00.


Fonte : 14/05/2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br