Cooperação espanhola dá mais asas ao
sonho do bairro de Candeal
O músico acompanhou Touriño durante a viagem


Brasília, 29 mar (EFE).- A secretária de cooperação espanhola, Leire Pajín, inaugurou hoje no bairro de Candeal, em Salvador, uma escola nascida da "força" do músico Carlinhos Brown e da sensibilidade do cineasta Fernando Trueba.
A escola, que atenderá cerca de 200 crianças do bairro em que nasceu o músico, foi construída com uma contribuição de ? 230 mil (US$ 306 mil) da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aeci), em sociedade com a Fundação Pracatum, um projeto social idealizado pelo próprio Carlinhos Brown.
Esteve presente ao ato o cineasta espanhol Fernando Trueba, que com seu filme "O milagre de Candeal" tornou conhecido o vasto trabalho social de Carlinhos Brown e a luta da própria comunidade dessa favela para construir um futuro melhor.
Pajín admitiu que conheceu o bairro de Candeal "através dos olhos sensíveis de Trueba", que lhe abriram "o imenso universo de um processo comunitário" que, segundo disse, tem em Carlinhos Brown "uma força multiplicadora".
O músico brasileiro declarou que "cruzou o Atlântico para encontrar esta sonhadora" (em referência à secretária espanhola), que permitiu dar mais asas ao trabalho comunitário que é desenvolvido em Candeal, onde assegura que "as crianças andam armadas, mas com instrumentos musicais em vez de pistolas".
Segundo Pajín, a escola, que será ao mesmo tempo creche, permitirá educar as crianças, mas também "melhorar as condições das mães", que poderão assim estudar e trabalhar.
Explicou que a intenção da Aeci com este tipo de projeto é "promover a participação da comunidade" e "fortalecer a sociedade civil", de modo que adquira um maior "protagonismo" e "capacidade de decisão" em seu próprio desenvolvimento e crescimento.
Pajín considerou Candeal como "um modelo de participação" e a prova que "quando há uma comunidade fortalecida se ganha em direitos e se fortalece o entorno".
A escola, a partir de agora, integra a rede pública municipal de Salvador, o que, segundo a secretária espanhola, é "fundamental", pois garante a continuidade de um projeto no qual a tarefa da Aeci acabou com a própria inauguração do centro.
"Esta escola é agora de todo o bairro de Candeal e de toda Salvador. O papel da Aeci acaba aqui e o projeto fica nas mãos de todos os cidadãos", indicou.
Pajín disse ter certeza da continuidade e ampliação destes projetos, baseada no "espírito" que percebeu na população de Candeal, que "teve a capacidade de sonhar e de transmitir seu sonho, e também um grande aliado da força de Carlinhos Brown".
A inauguração aconteceu no dia em que se completaram 458 anos da fundação de Salvador, a primeira capital brasileira e uma das cidades de maior desenvolvimento na empobrecida Região Nordeste, que é "prioridade" nos projetos da Aeci no país.

BASTIDORES DA FOLIA
- Carlinhos Brown agradece à Espanha por colaboração com ONGs


Redação: Uol Notícias - 29/03/2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta       

www.carnaxe.com.br