carnavalhistóriatemasabadascarnaxehome




Estudos inviabilizam mudança para o Carnaval
carnaval 2010
Fica mantida a estrutura física do Circuito Osmar

Fica mantida a estrutura física do Circuito Osmar, mas Saltur e Conselho do Carnaval querem revitalização em 2010 Avaliação feita pela Salvador Turismo (Saltur), sobre as vantagens e desvantagens para implantação mudança do circuito Osmar (Campo Grande-Avenida) para o Carnaval 2010, constatou a inviabilidade técnica e operacional da medida. O presidente da Saltur, Cláudio Tinoco informa que foram apontados problemas com a dispersão dos blocos e equipamentos (trios elétricos e carros de apoio) a partir da Praça Castro Alves, entre eles a questão do contrafluxo (cruzamentos dos blocos que desfilam em sentido contrário, a partir do circuito Batatinha -Centro Histórico.
A mudança aprovada pelo Comcar – Conselho do Carnaval, e que excluía a Rua Carlos Gomes do desfile, dependia dessa avaliação feita pela Saltur para ser implantada. Com isso, as mudanças sugeridas ficam inviabilizadas por questões técnicas e operacionais. Cláudio Tinoco informa que os estudos para fortalecer o Circuito Osmar continuam e que a motivação central é a qualificação dos blocos e dar mais espaço para os foliões que brincam no centro da cidade, além de garantir a presença de grandes atrações nos seis dias de folia.

Nota do Conselho
Em nota pública, o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) comunica que após reunião com a Presidência da Salvador Turismo (Saltur), órgão responsável pelos estudos de viabilidade técnica acerca da mudança do Circuito Avenida, esclarece que o projeto apresentado sempre condicionou tais estudos para efetivação do projeto.
Esclarece também que o Comcar, órgão coletivo e representativo de todos os segmentos envolvidos com a festa, “sempre esteve em defesa do projeto por reconhecer a sua importância para o reordenamento do circuito mediante os inúmeros problemas verificados nos últimos anos e que requerem ações eficazes para melhor distribuição territorial, midiática e de agilidade do fluxo”.
Informa que estudos realizados apontam para, neste momento, a sua inviabilidade, motivada pela exigüidade de tempo para as adequações necessárias à efetivação do projeto.
No entendimento do Comcar e da Saltur “o projeto continuará tendo a atenção para sua implantação num outro momento, assim como também se posiciona a Comissão da Câmara Municipal de Salvador na representação do vereador Alcindo da Anunciação. Este, de posse do projeto, afirma a unidade com o Comcar em continuar as discussões, com vista a efetivação do projeto no âmbito do Legislativo Municipal”. A nota é assinada pela mesa diretora do Comcar.


BASTIDORES DA FOLIA
JUL - O Circuito Osmar não será mudado
JUN - Conselho aprova mudança para o Carnaval 2010
JUN - Mudanças do circuito do carnaval baiano
JUN - 60 anos do trio elétrico, tema Carnaval 2010
MAI - Fernando Boulhosa preside Conselho do Carnaval


Fonte : Ascom/Saltur - Agosto 2009

www.carnaxe.com.br