carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Música Falada 2009 estréia com Margareth Menezes
projeto musical
Primeiro show da terceira edição vai relembrar os tempos da Margareth atriz e da infância ouvindo Jovem Guarda e sambas do recôncavo baiano

A edição 2009 do Música Falada, que estreia no dia 04 de agosto com Margareth Menezes, vai revelar histórias até então desconhecidas do grande público e dos fãs da artista. A primeira cantora baiana dessa geração a fazer sucesso fora do Brasil pretende revelar os bastidores, nunca contados, da turnê com David Byrne, em 1991, a história da criação do irreverente bloco Os Mascarados, do Movimento Afro Pop, e como surgiu Faraó, o primeiro grande sucesso, no final dos anos oitenta. O show acontece na Sala Principal do TCA, às 21h, com ingressos (inteira) a R$ 60.
Margareth entrou de cabeça e alma no projeto que já se consolidou pela interação e proximidade do público com artistas acostumados a cantar para multidões. “Eu sempre achei o Música Falada uma ideia muito boa, essa proposta de ir mais fundo nas coisas que envolvem o artista, trazer o público para perceber que existe algo mais além da imagem que as pessoas fazem do artista por trás dos refletores.” Essa identificação com o projeto foi transformada em um grande empenho da cantora para contar sua trajetória no palco do TCA. Ela convidou os amigos Fernando Marinho e Frank Menezes para falar dos tempos de atriz. Margareth atuou no teatro baiano na década de 80, antes de decidir se dedicar integralmente a música.
O Música Falada que leva a assinatura de Jonga Cunha, na direção musical, Fernando Guerreiro, direção artística e André Simões, na direção executiva, já revelou a intimidade de Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Saulo, da Banda Eva, Carlinhos Brown, Durval Lelys, líder do Asa de Águia e Bell Marques, do Chiclete com Banana. Na terceira edição sobem ao palco do Teatro Castro Alves, além de Margareth Menezes, Gilberto Gil e Marcelo Nova.
A estrutura será a mesma, os artistas se apresentam com uma banda reduzida, num bate papo informal com o público. O que muda é o cenário. A arquibancada do palco, antes montada com caixotes e almofadas, será substituída por uma estrutura tubular com capacidade para acomodar 100 pessoas. “Desde a mudança do Teatro ACBEU para o TCA, havia a necessidade de ocupar mais o palco verticalmente e dar mais conforto ao cenário vivo”, revela Fernando Guerreiro, diretor artístico do projeto. Outra mudança no cenário do Música Falada será o reposicionamento dos três apresentadores. A ideia é tentar produzir, no teatro, o clima do Roda Baiana - Programa da Rádio Metrópole FM, diariamente, das 13h às 14h .
O primeiro show da temporada 2009 do Música Falada promete cumprir à risca a estética cênica e o conceito intimista do projeto, cercado de revelações e muita emoção. “Estou resgatando algumas músicas da minha infância, jovem guarda e sambas do recôncavo que minha mãe me ensinou”, revela Margareth. A cantora também vai convidar artistas que fizeram e fazem parte da sua história na música. Os nomes já confirmados são Roberto Mendes, Saul Barbosa e Guiga Scott. Outro momento que promete muito emoção será a participação do Coral da Congregação Mariana da Boa Viagem, do qual Margareth fez parte aos 14 anos de idade. “Convidei o coral para cantar comigo duas músicas. E também estou convidando pessoas importantes na minha vida, músicos que fizeram parte da minha trajetória”, diz Margareth.
No repertório, Maga vai incluir músicas que cantava nas serestas como “Gente Humilde”, sucessos da carreira, composições de Chico Buarque e Vinícius de Moraes e releituras que ela já faz de canções gravadas por Elis Regina, Ângela Maria e Cássia Eller. É Música Falada, mas tranquilamente renderia um filme de excelente roteiro.

BASTIDORES DA FOLIA
- Música Falada com Saulo Fernandes


Fonte : CarnAxE in TCA - Agosto 2009

www.carnaxe.com.br