carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Grande final do Desafio de Bandas animou o Pelourinho
bastidores da folia
A noite ficou completa com os shows das bandas Diamba e O Círculo

Sete grupos baianos participaram na noite de ontem (06) da Final do Desafio de Bandas. O evento, realizado pela Coca-Cola Zero, contou com o apoio do Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado. A grande final aconteceu no Largo Pedro Archanjo, a partir das 15h. O evento teve sete eliminatórias onde concorreram entre três e quatro bandas por vez. De cada eliminatória era eleito um grupo que participou da final no domingo. Os grupos tiveram 15 minutos cada um para se apresentarem diante de cinco jurados que decidiram quem ficaria em primeiro, segundo e terceiro lugares. As sete bandas finalistas foram Chá de Abu, Zé de Saia, Suéter, Maglore, Autoreverso, Hardcall e Velotroz.
O público estava animado e a expectativa era grande. Grupos se reuniam para comentar as apresentações e especular os possíveis vencedores. A cada show pessoas diferentes se amontoavam em frente ao palco para torcer pela banda que tocava. A estudante de jornalismo Sara Cohim, por exemplo, formava um grupo com a irmã e os amigos e torcia pela banda Maglore. “Nós os acompanhamos, amigos nossos fazem parte da banda”, afirmou Sara. Entre um show e outro, a apresentadora Érica Saraiva entreteu a plateia com perguntas sobre o evento. Os que respondessem corretamente recebiam brindes da Coca-Cola Zero como camisetas, óculos e relógios. Com isso, as bandas tinham tempo de organizar os instrumentos e o palco para a apresentação seguinte.
O júri era composto por produtores musicais, músicos e compositores. Nomes como Serginho, da banda Adão Negro, e Manno Goes, do Jammil, compuseram a mesa. Os critérios eram baseados em pontos como musicalidade, composições e presença de palco. Cabia a cada jurado emitir sua opinião sobre a colocação das sete bandas.
Ao final das sete apresentações, foi a vez de subir ao palco do Largo Pedro Archanjo O Círculo, primeiro grupo convidado da noite. O resultado do Desafio seria dado entre o show de O Círculo e a apresentação da banda Diamba, que encerraria a festa. Apresentando pela primeira vez o novo vocalista, Marcus Vinicius, mais conhecido como Roy, o grupo O Círculo se apresentou para um público tenso. A expectativa maior era para saber o nome da banda vencedora do evento.
Depois do show, o produtor do Desafio, Dimitri Alcântara, subiu ao palco com o envelope onde continham os nomes dos três primeiros colocados. As premiações para segundo e terceiro lugares eram instrumentos musicais. O primeiro lugar ganharia a gravação em estúdio de um CD com cinco músicas, com o apoio de um produtor profissional especializado em pop-rock, além da participação do grupo no evento de verão da Coca-Cola. O Programa Pelourinho Cultural ofereceu ainda uma premiação adicional aos três primeiros colocados. Cada um deles será contratado, em 2010, para fazer um show no Pelourinho, com um cachê de R$2.000,00 por banda.
Os grupos vencedores foram Maglore, em primeiro lugar, Zé de Saia em segundo - escolhas unânimes - e a banda Velotroz foi a terceira colocada. A Maglore, formada por Eric Pretti (teclado e escaleta), Nery Castro (baixo), Igor Andrade (bateria) e Teago Oliveira (voz e guitarra) havia acabado de chegar de São Paulo, onde participou da semi-final do FUN MUSIC, desafio nacional de bandas universitárias, e também foi classificada para a final. Apesar de exaustos, os quatro integrantes comemoraram o prêmio. “Pela primeira vez na vida eu mal consigo expressar como estou me sentindo”, afirmou Teago, o vocalista da banda. “É uma comemoração tripla: ontem foi meu aniversário, o Flamengo foi campeão e a Maglore ganhou o Desafio de Bandas”, completou o músico, que se apresentou com uma camisa do time.
Para Dimitri Alcântara, produtor do evento, o Desafio de Bandas serviu para dar reconhecimento às bandas baianas e apresentar ao público uma qualidade musical muitas vezes desconhecida. “A nova cena de Salvador está ótima, e a safra que mostramos aqui hoje só comprova isso”, afirmou. Após o resultado divulgado, o público pôde curtir o reggae da banda Diamba, que encerrou a noite. Rolou ainda na noite de ontem no Pelô o projeto Dança de Rua Invadindo a Praça, no Largo Tereza Batista.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

confira aqui


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural
07 de Dezembro 2009

www.carnaxe.com.br