carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Homenagem ao Dia do Samba no Pelourinho
pelourinho cultural
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Programa Pelourinho Cultural, preparou três dias especiais para celebrar a cultura popular do Estado

Entre os dias 02 e 04 de dezembro o clima das festas populares tomará conta dos largos e ruas do Pelô. O projeto Festas Populares da Bahia - realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Pelourinho Cultural, vai homenagear o Dia do Samba (02) e de Santa Bárbara (04), que é a madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados. No dia 03, quinta-feira, o maestro Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz lançará o seu primeiro CD em um show no Largo do Pelourinho com a presença de grandes nomes da música brasileira.
“Manifestações populares, como as comemorações no Dia do Samba e a Festa de Santa Bárbara, fazem parte da identidade do povo, representam suas crenças e o seu discurso. É a alegria e a fé na história da Comunidade. O Pelourinho é centro desses encontros por ser um local de comunidade forte, um território simbólico e especial”, diz o Secretário de Cultura Márcio Meirelles.
A celebração do samba começa cedo, nos dias 27 e 28 de novembro, no Largo Quincas Berro D’Água, e no dia 1º de dezembro, sempre às 20h. Quem comanda os shows é o compositor e violonista baiano Edil Pacheco. As apresentações são um tributo ao sambista carioca Noel Rosa. “Noel é um dos expoentes da música brasileira e um dos compositores mais férteis do samba”, afirma Edil Pacheco. “Além de suas obras continuarem sendo atuais, ele foi responsável por aproximar o morro do asfalto”, completa. Nascido no bairro de Vila Isabel, Noel foi responsável por grandes clássicos da Música Popular Brasileira que continuam até hoje presentes no imaginário do brasileiro e sendo regravados por diversos artistas, como as canções Com Que Roupa, Gago Apaixonado e Conversa de Botequim.
Para celebrar o Dia do Samba, comemorado 02 de dezembro, o Centro Histórico de Salvador receberá o evento Pelô Virado no Samba. A iniciativa contemplará uma vasta programação nas ruas e largos do Pelourinho com o ritmo mais genuinamente brasileiro apresentado ao público em suas diversas roupagens. “A proposta é fazermos um circuito cultural de samba, da tarde até a meia-noite”, revelou a diretora do Pelourinho Cultural, Ivanna Soutto.
O samba de roda do recôncavo itinerante abrirá o projeto às 16h com os grupos Partido Alto Brotou Samba, Samba de Roda Filhos do Caquende e o Samba de Roda Filhos de Nagô, que sairá do Largo do Pelourinho em direção ao Terreiro de Jesus. Em seguida, às 18h, no Largo do Pelourinho, o samba fica por conta do compositor santamarense Roberto Mendes, com participação especial do Samba de Roda de Nicinha.
Para Aílton Martin, filho de D. Nicinha e percussionista do grupo Samba de Roda de Nicinha, o valor do samba é imenso e esta homenagem é mais do que merecida. “O grande mérito do samba, seja o samba duro, corrido ou qualquer outro, é a facilidade que ele possui de se comunicar com o grande público”, revela. A relação do samba com a Bahia remete ao Brasil colonial, quando os escravos vieram trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar e trouxeram o ritmo para o Estado. Com o passar do tempo, perdeu sua característica ritualística e se tornou a dança mais brasileira.
Os sambas juninos vão circular pelas ruas do Centro Histórico, a partir das 17h, com os grupos Bicho da Cana, Zumbaê, Tororó, Fogueirão e Eu Quero é Samba. Ainda pelas ruas do Pelô, às 19h, a animação ficará por conta dos Bonecões. O samba de mesa também terá o seu espaço na programação. A partir das 18h, no Cruzeiro de São Francisco, vão se apresentar os grupos Refino, Novos Tempos, Samba dos Amigos, Academia do Samba e o Grupo Samba Show Tropical. No largo Quincas Berro D’Água, às 20h, o público confere o Samba de Roda Urbano. A partir das 20h30, no Largo do Pelourinho, se apresentam ainda os grupos Bambeia e Batifun.

Lançamento do CD de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz
Na quinta-feira, 03 de dezembro, o Largo do Pelourinho receberá grandes nomes da música brasileira para o lançamento do primeiro CD do maestro Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, gravado na sala principal do Teatro Castro Alves, em Salvador. A Orkestra Rumpilezz é uma das maiores revelações da música baiana contemporânea, utilizando o sopro e a percussão.
Suas composições e arranjos são concebidos a partir das claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano, com forte influência dos toques de orixás da música sacra afro-baiana, presente em grandes agremiações percussivas como o Ilê Aiyê, Olodum e em Sambas do Recôncavo. A musicalidade do grupo é marcada pela sensibilidade rítmica e por uma influência jazzística em formato de Big Band. "Este trabalho foi realizado para o reconhecimento dos nossos músicos doutores, os percussionistas da Bahia, que elaboraram, preservaram e difundiram este tão rico e diverso Universo Percussivo Baiano”, afirma o maestro, arranjador e saxofonista, Letieres Leite.
Quem abrirá o show de lançamento do disco, às 18h, será a paulista e uma das maiores intérpretes da nova geração, Fabiana Cozza. Com dois CDs lançados em 12 anos de carreira, a cantora foi indicada ao Prêmio TIM no ano passado na categoria Melhor Cantora de Samba pelo lançamento do disco Quando o Céu Clarear. Cozza também participará do Programa Som Brasil da Rede Globo, que vai ao ar no dia 27 de novembro, em homenagem a Paulinho da Viola. Fabiana Cozza afirma que há um bom tempo está querendo voltar a Salvador para apresentar o repertório do seu novo CD. “Fiz algumas apresentações na Concha Acústica, mas tem uns três anos que não vou a Salvador. Vou cantar os ijexás e os sambas que tenho feito pelo Brasil e exterior”, revelou. “Vai ser emocionante”, comemorou Cozza. Em dezembro, ela lançará o DVD Quando o Céu Clarear que conta com participações especiais de Maria Rita e Rappin Hood e um documentário sobre a sua trajetória artística.
Em seguida, às 20h, quem subirá ao palco será a anfitriã da noite, a Orkestra Rumpilezz, que vai brindar o público com as composições do disco de estreia e a participação de grandes convidados, como o cantor e compositor baiano Gerônimo, um dos ícones da música baiana - que também faz o último show da noite, marcado para as 22h.
Gerônimo pode ser considerado um dos precursores da axé-music, devido ao seu hit Eu Sou Negão, lançado em 1987, bastante executado no carnaval daquele ano e nos seguintes por grandes artistas da música baiana e um dos marcos iniciais do gênero, que tem Luiz Caldas como o seu grande fundador. A composição foi propulsora da música afrobaiana, quando estimulou a auto-estima de uma população de maioria afrodescendente no estado.
Dono de uma voz inconfundível, Gerônimo é autor de grandes sucessos da música baiana, como Dentro da Minha Cabeça, É D’Oxum, que fez parte da trilha sonora da minissérie Tenda dos Milagres, da Rede Globo, Jubiabá, Oxóssi e Menino do Pelô, cujos versos “Todo menino do Pelô/Sabe tocar tambor” fizeram enorme sucesso na voz de Daniela Mercury.

Festa de Santa Bárbara
A Festa de Santa Bárbara é celebrada todos os anos no dia 04 de dezembro, em homenagem à madrinha do Corpo de Bombeiros, padroeira dos mercados e, no sincretismo religioso, Iansã, rainha dos raios e trovões. Trata-se de um tradicional evento sincrético, composto de missa, procissão feita por católicos e adeptos do candomblé, além das festas que acontecem nos terreiros, o caruru de Iansã, samba de roda e apresentação de grupos de capoeira e maculelê. A comemoração tem início no Pelourinho com o Tríduo que acontece entre os dias 1º e 03 de dezembro, sempre às 18h, na Igreja Terceira do Carmo. O sol ainda estará tímido no horizonte quando os festejos do dia 04 de dezembro tiverem início. Às 5h30 começará a Alvorada de Fogos, que encherá de brilho e beleza o céu do Centro Histórico de Salvador.
No Largo do Pelourinho, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, acontecerá a Missa Campal às 9h e de lá, por volta das 10h30, sairá a esperada e tradicional procissão que circulará pelo Centro Histórico, passando pelo Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Baixa dos Sapateiros – onde os comerciantes distribuem um grande caruru -, dentre outros lugares até chegar à Igreja Ordem Terceira do Carmo.
“A celebração tem o sentido de enaltecer e valorizar uma festa que já consta no imaginário popular, é querida pelos baianos, além de ter um poder simbólico e imaterial de notoriedade”, afirma Ivanna Soutto. "Dezembro abre o ciclo de festas populares em Salvador, que ocupam os espaços públicos da cidade, aproximando a simbologia do sincretismo religioso ao exercício da cidadania. A tradicional festa de Santa Bárbara, que remonta ao Século XVII, se destaca enquanto patrimônio cultural registrado no Livro Especial dos Eventos e Celebrações da Bahia”, complementa o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça.
A partir das 14h, atrações como o Cortejo Maracatu Ong Acasa, os Meninos do Pelô, a Boiada Multicor e o Swing do Pelô vão circular pelas ruas e ladeiras levando muita alegria, dança e musicalidade ao Centro Histórico de Salvador. No mesmo horário, nos largos e ruas do Pelourinho, shows de grandes artistas vão movimentar o dia de festa. Quem subirá primeiro ao palco do Largo do Pelourinho será Jorginho Comancheiro, às 14h. Em seguida, o grupo de chorinho Terra Brasilis anima o público. Por volta das 16h, no Mercado São Miguel, localizado na Baixa dos Sapateiros, a banda Samba de Barbinha não vai deixar ninguém ficar parado. Às 17h, no Terreiro de Jesus, o público vai conferir a música do grupo Pagobanda.
O samba continuará dando o tom da festa com os shows da revelação Juliana Ribeiro, que faz um belíssimo trabalho de resgate da música popular, às 18h, no Largo do Pelourinho. No Largo Pedro Archanjo, também às 18h, Walmir Lima, um dos ícones do samba baiano, sobe ao palco e apresenta o seu show, que contará com uma participação especialíssima de Claudete Macedo. A partir das 19h30, no Terreiro de Jesus, o suingue da Band’Afro Detona agita o início da noite. Às 20h, acontecem shows de Neto Bala e Profissão Samba - no Largo Quincas Berro D’Água, Aquarela do Samba - no largo Tereza Batista, e de Aloísio Menezes e Portela - vocalistas do Afrobatá, no Largo do Pelourinho. No Largo Pedro Archanjo, o grupo A Mulherada encerra a programação da Festa de Santa Bárbara, às 20h30.

BASTIDORES DA FOLIA
- Pelourinho respirou samba
- 2ª edição do projeto Educadora FM Tô no Pelô - samba


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Dezembro 2009

www.carnaxe.com.br