carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Educadora FM Tô no Pelô
2ª edição do projeto
"Se é Bom a Gente Toca em clima de samba"

Em sua segunda edição do ano dois, o Educadora FM Tô no Pelô – Se é Bom a Gente Toca irá desta vez celebrar o samba. O projeto, que conta com o apoio do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, levará diversas atrações ao Largo Tereza Batista no dia 19 de dezembro, a partir das 19h. Desta vez, o programa homenageado será o Samba Educadora, que vai ao ar aos domingos, ao meio-dia. Trazendo atrações ilustres para integrar a noite em homenagem ao estilo mais popular do Brasil, o projeto, que tem a intenção de aproximar a rádio dos seus ouvintes, vai saudar o samba com shows de Mariene de Castro, Juliana Ribeiro, Edil Pacheco, Walmir Lima e Verônica Dumar. As atrações serão recebidas por João Jonga de Lima junto com o grupo Sotaque Brasileiro.
A primeira edição do evento, exibida em outubro deste ano, foi dedicada ao Dia da Consciência Negra e homenageou os quatro programas da Faixa Negra da rádio, que são Evolução Hip-hop, No Balanço do Reggae, Rádio África e Tambores da Liberdade. O projeto já tem também mais duas edições agendadas até o ano de 2010. Em janeiro será a vez do Programa Mais Caribe ser festejado durante o Educadora FM Tô no Pelô e em março, do Programa Memória do Rádio.
Tendo sido cantora do Cortejo Afro por seis anos, Mariene de Castro, que segue carreira solo desde 2004, é uma representante fiel dos ritmos de origem negra, a exemplo do Samba de Roda, Samba Canção e Samba Tradicional. Já a cantora e compositora Juliana Ribeiro vem se destacando no cenário musical baiano pelo seu timbre marcante e grande extensão vocal. Por sua vez, os veteranos Edil Pacheco e Walmir Lima, compositores baianos, ambos contemporâneos do mestre Batatinha, têm uma longa trajetória a apresentar. Enquanto Walmir Lima é cantor e compôs canções como Ilha de Maré e Samba, Canto Livre de um Povo, Edil Pacheco é violonista e compositor nascido em Maragogipe, criador das músicas Alô Madrugada e Ijexá, Filhos de Gandhi.
Fechando a programação estará a cantora e compositora baiana Verônica Dumar, que morou no Rio de Janeiro por sete anos e volta à Bahia para apresentar seu samba e sua bossa nova com ritmos contagiantes. Verônica apresentará composições inspiradas nas águas e nos orixás.

COMENTÁRIOS DA FOLIA
confira aqui

EDIÇÃO ANTERIOR
OUT - 1ª edição


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural
11 de Dezembro 2009

www.carnaxe.com.br