carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Três na Folia, criado para desfilar no Carnaval
pelourinho cultural
Trio de vozes femininas levará folia ao Pelô

Fruto de um encontro especial de três talentos femininos em um momento interessante do mercado independente de música na Bahia, o grupo Três na Folia, formado por Sandra Simões, Cláudia Cunha e Manuela Rodrigues, levará sua MPB ao Pelourinho. O show, que conta com o apoio do Programa Pelourinho Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, acontecerá no dia 17 de dezembro às 21h, no Largo Pedro Archanjo. Nascido com o intuito de realizar um resgate de aspectos diversos dos antigos carnavais e levar o trabalho autoral das três artistas para as ruas, o grupo existe desde o carnaval de 2009, paralelamente ao trabalho solo das cantoras. Manuela Rodrigues conta que sempre houve a vontade de trabalharem juntas. “Fazemos até hoje participações umas no show das outras”, diz. Para elas, o trabalho deu tão certo, porque há sintonia no grupo. “Nós três temos nossas carreiras separadas, mas funcionamos bem também juntas, pois somos amigas e, musicalmente, olhamos para a mesma direção”, afirma Manuela.
A cantora Cláudia Cunha teve o seu CD Responde à Roda gravado pelo prêmio Braskem de Cultura e Arte, do qual foi vencedora em 2007, e relançado recentemente pela gravadora Biscoito Fino. Ela acredita que as três artistas, apesar de exercerem estilos próximos, mas um pouco diferentes entre si, têm a MPB como referência. Cláudia diz praticar uma MPB mais clássica, tendo como fonte ícones como Chico Buarque, Edu Lobo e Tom Jobim. Já Sandra Simões pende mais para o lado do samba, tendo apresentado seu show Comigo Ninguém Pode em diversos bares e casa de shows da cidade durante o ano de 2009. Ela, que está atualmente gravando o seu primeiro CD, pretende lançar o álbum no segundo semestre de 2010. Manuela Rodrigues também teve o seu primeiro trabalho, Rotas, gravado pelo Prêmio Braskem de Cultura e Arte que recebeu em 2003. Atualmente está finalizando seu segundo CD, ainda sem título, que pretende lançar até abril de 2010. O ritmo da cantora já é um pouco mais contemporâneo e elétrico do que o das companheiras, mas a fonte também é a Música Popular Brasileira.
Juntas, as três cantoras e compositoras prepararam um show que mescla antigas marchinhas de carnaval e frevo, com canções autorais e de jovens compositores baianos. Durante a noite, será ainda realizada uma homenagem aos 100 anos de Carmem Miranda.


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural
09 de Dezembro 2009

www.carnaxe.com.br