carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Festival Baianada apresentou bandas do cenário alternativo no Pelourinho
pelourinho cultural
Slogan "Festival Baianada, música em movimento"

Buscar uma renovação na cena musical contemporânea da Bahia. Esse é o objetivo do Festival Baianada. O evento, que teve início na noite de ontem (08) no Largo Pedro Archanjo, conta com o apoio do Pelourinho Cultural, Programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Durante o primeiro dia de festival, se apresentaram no palco do Largo Pedro Archanjo os grupos Radiomundi, Chico Correa, Biosônica e A Volante do Sargento Bezerra. Aconteceu também uma feira de artesanato onde sete expositores ofereciam ao público bolsas, carteiras, assessórios, objetos de decoração, camisetas, desenhos, gravuras, CDs e revistas. Segundo um dos idealizadores do projeto, Luisão Pereira, a iniciativa serve para mostrar a pluralidade musical da Bahia. “O nosso conceito é mostrar que a Bahia é um caldeirão de sons”,

 

afirma. O nome do Festival também tem seu significado. “Baianada, nos estados mais para o Sul do país, é um termo pejorativo. Por isso, pretendemos levar o Festival pelo Brasil para mostrar que baianada na verdade é uma coisa muito gostosa”, explica Luisão.
O primeiro grupo a se apresentar na noite foi a banda Radiomundi que mostrou um som sampleado e dançante com influências do mangue beat, sacudindo o público do Pelourinho. “Nós usamos como referência a música nigeriana da década de 60, junto com elementos como delay e sons sintetizados”, resume o vocalista da banda e cabeça do projeto ao lado de Luisão, Vince de Mira. Após o show da Radiomundi foi a vez do baiano radicado na Paraíba, Chico Correa, apresentar seus improvisos com experimentações sonoras que viajam entre ritmos nordestinos e drum’n’bass. O nome artístico faz referência ao pianista e tecladista de jazz, o norte-americano Chick Corea. Logo após a apresentação de Chico, foi a vez da banda baiana de pop rock Biosônica fazer seu show. O grupo, que busca inspiração em ícones da música brasileira como Chico Science e Gilberto Gil, está gravando o seu primeiro CD, com lançamento previsto para o ano de 2010.
Para finalizar a noite de ritmos contemporâneos, A Volante do Sargento Bezerra apresentou seu xote, xaxado e baião com uma nova pegada eletrizante de pop rock. Caracterizando uma nova fase da banda, segundo Kiko Lisboa, um dos vocalistas do grupo, A Volante agora realiza um som mais pesado, com uma guitarra mais acentuada, além dos tradicionais zabumba e triângulo. O novo formato foi aprovado pelo público. Casais rodopiavam na pista curtindo o ritmo mais ligeiro da banda. O cineasta Alex Souzan fez questão de conferir o festival. Para ele, a mistura de bandas mais alternativas com outras mais conhecidas pelo público é positiva. “Acho legal abrir esse espaço para bandas que fazem um som mais novo como a Biosônica possam dividir o palco com grupos mais vividos como A Volante do Sargento Bezerra”, diz Alex. Ainda na noite de ontem no Pelô houve também um show do cantor e percussionista soteropolitano Dado Brazzawilly, que se apresentou no Largo Tereza Batista. O Festival Baianada apresenta ainda na noite de hoje (09), no Largo Pedro Archanjo, a partir das 20h, os grupos Samba das Moças, Clube da Malandragem, Coletivo Über Glam e Matiz.


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural
09 de Dezembro 2009

www.carnaxe.com.br