carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Abertura do Carnaval será com a “Fobica”
Carnaval de Salvador 2010
Vice-prefeito destaca o patrocínio anunciado da folia pela Nova Schin, Banco Itaú e Petrobras

“A abertura do Carnaval 2010 será em comemoração aos 60 anos do trio elétrico e por isso, conforme determinação do prefeito João Henrique, a chave da cidade será entregue ao Rei Momo na Praça Castro Alves, em cima da ‘Fobica’, o primeiro trio elétrico da Bahia”. Com essas palavras, o vice-prefeito Edvaldo Brito abriu a reunião semanal de organização do carnaval, nesta terça-feira (15), pela manhã, no auditório da Previs, reunindo representantes de todas as secretarias e órgãos municipais, mais Polícias Civil e Militar e Ministérios Públicos Estadual e Federal. O vice-prefeito ficou satisfeito com três grandes empresas já entre os patrocinadores da folia – Itaú, Nova Schin e Petrobras – gerando receita para o município organizar o “carnaval social”, onde não somente as grandes atrações e os blocos têm a atenção do poder público, mas todos os segmentos envolvidos na festa.
Trabalho infanto-juvenil – Um dos temas da reunião foi o trabalho do menor no Carnaval. Crianças que estiverem nos circuitos serão levadas para a casa de um parente, que receberá uma cesta básica. Se os pais não tiverem com quem deixar o filho, ele será levado para os centros de convivência de acolhimento, que abrigarão crianças de zero a três anos, ou para uma das três creches que funcionarão em escolas municipais para crianças com idade entre quatro e 13 anos. Já os adolescentes de 14 a 17 anos serão atendidos no Centro de Triagem do Pelourinho. Para inibir crianças trabalhando nos circuitos da folia, foi sugerido que a orientação aos pais já comece na liberação do alvará pela Secretaria de Serviços Públicos. Segundo Teresa Calabrich, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, “temos que alertar para vários aspectos, como a segurança da criança, o perigo de danos físicos, morais ou psicológicos, e se pudermos vincular a concessão do alvará à garantia de que não será utilizada a mão de obra infantil, melhor, pois no Carnaval é proibido o trabalho a crianças e jovens até os 17 anos de idade”.
Inspeção preventiva – Ficou decidido na reunião a realização de inspeções preventivas nos circuitos do Carnaval. Equipes formadas por diversos órgãos, como Sucom, Sesp, Codesal, Sucop, Limpurb, Desal e Transalvador, entre outros, farão um trabalho preventivo diagnosticando problemas para que sejam resolvidos antes da festa. É a chamada “ação de varredura de cenário”, para que tudo esteja funcionando sem problemas durante a folia.


Fonte : CarnAxE in Secom
17 Dezembro 2009

www.carnaxe.com.br