carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Projeto idealizado por Carlinhos Brown
homenageia a musicalidade dos trios elétricos
bastidores da folia
Banda Lateral Elétrica vai reviver a história e a animação catártica do início do trio elétrico em show no Pelourinho

A história do trio elétrico vai ganhar mais um capítulo musical no Pelourinho. É a banda Lateral Elétrica, projeto idealizado por Carlinhos Brown no ano passado, que vai se apresentar no próximo dia 22 de dezembro, às 21h, no Largo Pedro Archanjo. O show é uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Reviver a essência inicial do trio elétrico. É com essa proposta que surge a Lateral Elétrica, que busca contar a história do carnaval da Bahia, quando as guitarras baianas em mãos hábeis transformavam a maior festa de rua do planeta em verdadeiros shows de música instrumental e um grande festival de rock-frevo itinerante. Para Mário Calmon, um dos integrantes da Lateral Elétrica, o grupo tem a oportunidade de mostrar como era essa época de ouro da música baiana para quem não a vivenciou. “Vamos fazer releituras de músicas tradicionais do carnaval de antigamente com a utilização da guitarra baiana, do surdo, bumbo e caixa, aliadas às música mais modernas”, conta Calmon.
No repertório, destaque para os clássicos carnavalescos como Deixa Chover, Mamãe Eu Quero, Chiquita Bacana e composições recentes de Carlinhos Brown e Armandinho. A Lateral Elétrica é formada por Jackson Dantas (guitarra baiana), Aské (guitarra), Tham (surdo), Duda Bonfim (bumbo), Danga da Bahia (bumbo), Mário Calmon (caixa) e Tony Mola (caixa).
A história do trio elétrico começou na década de 50 com Dodô e Osmar e ressurgiu através de Orlando Campos, conhecido como o “arquiteto das Naves Tri-elétricas”, nos anos 80. Foi também Orlando Campos o criador da Caetanave, que no fim dos anos 60 e início dos 70 fez uma homenagem ao baiano Caetano Veloso, recém chegado do exílio. O carro tinha o formato de um foguete espacial, alto falantes em todos os lados e era cercado de lâmpadas coloridas.


Fonte : CarnAxE in Ascom - Dezembro 2009

www.carnaxe.com.br