carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Pelourinho vira reduto do blues por uma noite
pelourinho cultural
Na democrática programação de ontem (18) rolou também música afro-baiana, MPB e pagode

O som dos atabaques abriu espaço para o ritmo metalizado do blues ontem (18) no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, durante a terceira edição do Encontro de Blueseiros, às 21h. O evento integrou a agenda do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia que tem por finalidade levar cultura e arte aos largos e praças do Pelô. Durante o encontro, se apresentaram grandes nomes do blues baiano e nacional. A anfitriã da noite foi a banda Água Suja, composta pelo idealizador da ação, Jerry Marlon, no baixo, Oyama Bittencourt na guitarra, Jelber Oliveira nos teclados, Luiz Rocha na gaita e Brian Knave na bateria. A banda recebeu os guitarristas baianos Álvaro Assmar e Ícaro Brito, além dos cantores Pablício, líder da banda Clube dos Patifes, de Feira de Santana, e Rosi Marback.
A atração mais esperada da noite era o bluesman paulista André Christóvam. Com 51 anos de idade e 33 de carreira, André tem cinco discos solos gravados e mais de 50 participações em gravações de outros artistas, no Brasil e no exterior. O músico, que defende a função social do blues como um estilo musical que conta a história de um povo, veio tocar na Bahia pela primeira vez em 1993, e se disse feliz em se apresentar no Pelourinho. “A razão principal de eu estar extremamente feliz em tocar no Pelourinho é porque foi aqui que a música negra primeiro aportou no Brasil”, afirma. Para Christóvam, as pessoas acabam tendo uma visão do Blues diferente do que deveriam. “Ao contrário do que muitos possam pensar, o Blues não é música norte-americana, é música africana, do povo Mandingo, que foi levada para os Estados Unidos assim como os povos Yorubá e Nagô trouxeram a música deles para a Bahia”, explicou.
O público, que lotou o Largo, ficou em êxtase com os diversos solos de gaita e guitarra da noite. O ator e cantor Lucas Bertolucci fez questão de assistir aos shows de perto. “Esse é o segundo ano que eu venho para o Encontro de Blueseiros. Acho que essa é uma iniciativa maravilhosa de tirar o Blues dos guetos e trazer para lugares populares”, afirmou. “Essa galera toda que veio assistir é a prova de que o baiano não curte só axé”, completou Lucas. Ao final do show, todos os artistas subiram ao palco para uma Jam Session que levou a plateia à loucura ao som de Hug You Squeeze You, de Stevie Ray Vaughan, e do Rock das Aranhas, de Raul Seixas.
Ainda compondo a programação do Pelourinho Cultural, rolaram ontem nos palco do Pelô o ensaio do Bloco Afro Muzenza no Largo Tereza Batista e os shows de Kakau Araújo e Catadinho do Samba no Largo Quincas Berro D’Água.

BASTIDORES DA FOLIA
- Encontro de blueseiros agita o Pelourinho


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - NOV 2009

www.carnaxe.com.br