carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Troféu Dodô & Osmar inclui novas categorias
bastidores da folia
Carnaval de Salvador - Bahia 2010

Prestes a completar 18 anos de existência, o Troféu Dodô e Osmar Edição 2010 vai incluir as novas categorias Melhor Vocalista Masculino e Feminino de Bloco Afro, Melhor Fantasia de Bloco Afro, Melhor Bloco Afro Infantil, além de prestar homenagem a um percussionista-destaque na premiação a profissionais que fazem o maior Carnaval do Brasil.
O assunto foi discutido nesta terça-feira, 17, em reunião realizada no Restaurante Iemanjá, com representantes de blocos e produtores de artistas. A diretora de marketing do Grupo A TARDE, Helide Borges, explicou que, nos últimos cinco anos, os responsáveis pelo Troféu Dodô e Osmar se reúnem com representantes de segmentos da festa para obter contribuições e estabelecer os principais vetores da premiação.
Este ano, no encontro preparatório, estiveram presentes: Joaquim Nery (Central do Carnaval), João Jorge (Olodum), Cau Adam (produtora Pequena Notável), Aguinaldo Silva (afoxé Filhos de Gandhy), Francisco Sarno (banda e bloco Eva), Wesley Rangel (Estúdio WR), Alberto Pita (Cortejo Afro), Renato Linhares (Daniela Mercury), entre outros nomes ligados à folia baiana.
Inclusão - Criador do Cortejo Afro, Alberto Pita avalia o reconhecimento da importância da contribuição das entidades afros para o enriquecimento do Carnaval da Bahia. “Estas categorias já são reconhecidas pelo povo, que participa da folia, e vejo esta decisão como um gesto de inclusão, sob o signo da mudança, diante da grande importância do troféu”, avaliou Pita.
A premiação, que acontecerá no dia 17 de março do próximo ano, é a mais importante do Carnaval da Bahia e a de maior credibilidade, aferida pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) durante os dias da folia. Ao longo de sua existência, novas categorias surgiram e a premiação ganhou destaque nacional, sendo hoje uma referência ao trabalho que é feito na Bahia.


Fonte : CarnAxE in Olodum- Novembro 2009

www.carnaxe.com.br