carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe


FestiQuilombo 2009 anima o Pelourinho
cultura e festa
Eventos artísticos esportivos e culturais do bloco afro em Salvador


LAVAGEM DO MONUMENTO A ZUMBI DOS PALMARES
Homenagem ao Dia nacional da Consciência Negra. Participação com diversas entidades do ato publico as 15 h, no busto de Zumbi dos Palmares, com a I lavagem do monumento. Participação de debates em Escolas de Salvador sobre a consciência negra. Participação no evento nacional da consciência negra na Praça Castro Alves.
20.11 - Show da Banda Olodum em homenagem ao Quilombo de Palmares, na Praça da Sé às 15h, na Praça Castro Alves às 20h


BENÇÃO DO OLODUM
A Benção do Olodum é um evento musical da Banda Olodum que acontece semanalmente, no Pelourinho. No mês da consciência negra, a Banda Olodum executará um repertório especial com músicas que falam da igualdade, consciência e cidadania see+
10.11 - Benção do Olodum, Largo Teresa Batista , 20h, Pelourinho


ENSAIOS OLODUM
Ensaios do bloco Olodum em homenagem ao Dia nacional da Consciência Negra. Os ensaios do bloco Olodum é o espaço em que os percussionistas* adultos praticam ritmos afros brasileiros variados sob a regência de 1 instrutor, os compositores populares apresentam novas músicas para o Olodum,veiculamos informações sobre países africanos, campanhas educativas sobre temas de interesse da sociedade - direitos humanos, violência urbana, meio ambiente e fatos da história afro brasileira. No mês da consciência negra, realizaremos ensaios em que reafirmaremos as nossas conquistas e a necessidades de estarmos atentos às novas demandas por mais igualdade de direitos na sociedade brasileira. Será produzida edição especial do Jornal do Olodum contendo matérias que reflita e atualize discussões sobre questão racial e cidadania no Brasil. Abordando avanços e conquistas do movimento negro brasileiro além de fatos e notícias culturais sobre as atividades de grupos afro na Bahia, no Brasil e no mundo. see+
15.11 - Ensaio do bloco Olodum, Largo Pedro Arcanjo, 19h, Pelourinho
22.11 - Ensaio do bloco Olodum, Largo Pedro Arcanjo, 19h, Pelourinho


CAMINHADA DE BÚZIOS ANGOLANOS
Caminhada Búzios Angolanos em homenagem à Revolta dos Búzios e aos 34 anos da Independência de Angola A caminhada será realizada por jovens da Escola Olodum em conjunto com outros projetos educacionais dos blocos afro de Salvador. A proposta é mobilizar as novas gerações para que possam conhecer fatos históricos, através de ações cívicas e que lhe permitam interagir de forma lúdica e dinâmica. 11.11 - Caminhada Búzios Angolanos, Da Praça da Piedade ao Centro Histórico, 15h, Pelourinho.


MOSTRA DE CIMENA
de 16 à 19.11 - Mostra de Cinema Zumbi dos Palmares
no Espaço Cultural Glauber Rocha / Unibanco, 10h e 15h


ENTREGA TROFÉ UJAAMA
19.11 - Entrega do Troféu Ujaama, no Teatro Castro Alves, 20h


TORNEIO DE FUTEBOL ENTRE BLOCOS AFROS
O torneio de futebol é uma iniciativa inédita que visa estimular a prática de esportes entre membros dos blocos afros e Afoxés de Salvador. A proposta é integrar informação histórica (Revolta dos Búzios) com atividade de lazer. Por isso o Torneio e o Campeonato de Futebol serão em homenagem a João de Deus, líder do movimento social ocorrido na cidade de Salvador há 211 e que o Olodum, anualmente, celebra visando registrar fatos importantes da história da Bahia.
07.11 - Torneio de Futebol entre os blocos, Sesc Piatã, 14h, Piatã
21.11 - I Copa de Futebol Afro brasileira, Sesc Piatã , 14h, Piatã


BASTIDORES DA FOLIA
- Semana da Consciência Negra no Pelourinho
- Comemorações da Consciência Negra em Salvador
- Pelô homenageia Dia da Consciência Negra
- Tô no Pelô prestou homenagem à cultura negra
- Educadora FM homenageia Faixa Negra
- Margareth Menezes e Jauperi juntos no Pelô


Fonte : CarnAxE in Olodum - Novembro 2009

www.carnaxe.com.br