carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Jauperi e Margareth Menezes cantam juntos no Pelourinho
dia consciência negra
Os cantores homenagearam o cantor Neguinho do Samba
Milhares de baianos e turistas encheram de brilho e animação as ruas e largos do Pelô para comemorar o Dia da Consciência Negra

Na última sexta-feira (20) os grupos Gegê Nagô, Afrobatá e Next celebraram a influência africana e negra na musicalidade baiana. Jau e Margareth Menezes homenagearam Neguinho do Samba ao som do seu consagrado samba-reggae
A celebração do Dia da Consciência Negra levou milhares de baianos e turistas às ruas e largos do Pelô. Na última sexta-feira (20), grandes artistas da música baiana se apresentaram no Largo do Pelourinho pela Semana do Benin na Bahia, enquanto na Praça das Artes o show da banda angolana Next marcou o lançamento da exposição Luanda Suave e Frenética que ficará em cartaz na Galeria Solar do Ferrão, localizada no Centro Histórico. As apresentações contaram com o apoio do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
O Largo do Pelourinho já estava praticamente lotado quando o grupo Gêge Nagô subiu ao palco. Vindo de Cachoeira, herdeiro da tradição africana, brindou o público com a musicalidade oriunda dos cânticos dos terreiros de candomblé, recriando o estilo afrobarroco. Já a alguns metros dali, na Praça das Artes, a banda angolana Next apresentava o seu afro eletro-acústico, revisitando músicas do país dos anos 50, 60 e 70, mesclando uma melodia blueseira com o canto aclamativo e ritualístico africano.
Capitaneado por Aloísio Menezes e Portela Açucar, o Afrobatá comandou a animação que já tomava conta do Largo do Pelourinho. Misturando a música afro-baiana com influência da musicalidade cubana, o grupo apresentou composições próprias e releituras originais de clássicos da Música Popular Brasileira, a exemplo de Morena de Angola, Soy Loco por Ti América e Abraço Negro. “Estou muito feliz pela data de hoje e quero agradecer ao grande Mário Gusmão, que morreu em um 20 de novembro”, afirmou Aloísio Menezes, dedicando a última música do show ao ator, dançarino e coreógrafo Mário Gusmão, um dos fortes referenciais da cultura negra, que morreu há 13 anos.
Em seguida, o show mais esperado da noite causou frisson no Pelô. Jau e sua banda agitaram o Largo do Pelourinho. No repertório, grandes sucessos do Afrodisíaco, como Café Com Pão, Já É e Na Viela, além de releituras de grandes artistas da música brasileira, como Cotidiano, Olhos Coloridos, Odara e Sonífera Ilha. “Hoje é um dia feliz e a gente deve comemorar. Não apenas por ser o Dia Nacional da Consciência Negra, mas porque conquistamos o direito de ser feriado a partir do próximo ano”, brincou Jau.
O clímax do show se deu com a participação de Margareth Menezes em uma linda homenagem a Neguinho do Samba. Ambos cantaram os hits do samba-reggae e emocionaram o público. “Neguinho do Samba foi responsável pela força, beleza e sucesso da música baiana”, afirmou Jau.

NEGUINHO DO SAMBA
- Orquestra faz homenagem a Neguinho do Samba
- Neguinho do Samba deixa saudades

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
- Semana da Consciência Negra no Pelourinho
- FestiQuilombo 2009 com Olodum anima o Pelourinho
- Comemorações da Consciência Negra em Salvador
- Tô no Pelô prestou homenagem à cultura negra
- Educadora FM homenageia Faixa Negra


Fonte : CarnAxE in Texto & Cia - Novembro 2009

www.carnaxe.com.br