carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Campanha ECAD com Durval Lelys
direitos autorais
Campanha "Vozes em Defesa dos Direitos Autorais. E que Vozes!"

Com o objetivo de conscientizar os usuários de música da importância da retribuição autoral, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lança a campanha "Vozes em Defesa dos Direitos Autorais. E que Vozes!", protagonizada por compositores como Durval Lelys, da banda Asa de Águia, Dorgival Dantas, Sérgio Reis, Dudu Nobre, Fagner, Tato, da banda Falamansa, Roberto Menescal, Augusto César, entre outros, que participaram da campanha de forma gratuita.
O Ecad é a instituição responsável por arrecadar e distribuir os valores dos direitos autorais de execução pública musical aos artistas. Quando os estabelecimentos e meios de comunicação não efetuam o pagamento ao Ecad, o artista acaba sendo prejudicado por não ter o que receber. Na opinião do músico Roberto Menescal, os artistas deveriam ser mais respeitados por aqueles que fazem uso de sua obra. "Tem muita gente que usa a música, usa a arte da gente e não quer pagar. Eu acho que cinqüenta por cento das emissoras que trabalham com música são inadimplentes. É um crime uma rádio que só toca música, vive de música, e não quer pagar por isso", comentou Menescal.
Alguns autores recebem direitos autorais por sucessos antigos, como o cantor Sérgio Reis, que compôs em 1966 a música Coração de Papel. De lá pra cá recebe seus valores regularmente através do Ecad. "O Ecad hoje distribui toda essa renda que lhe é entregue, mas existe um problema muito sério: nós, compositores, não recebemos mais porque muita gente não paga ao Ecad", ratifica.
Esta já é a segunda edição da campanha. A primeira (2007) contou com a participação de Djavan, Fernando Brant, Leandro Lehart, Danilo Caymmi, entre outros autores. O projeto é divulgado por meio de folders e um vídeo contendo o depoimento dos compositores. O DVD com o vídeo chegou a 2 mil formadores de opinião no país, entre eles, políticos do Congresso Nacional, representantes do Executivo, magistrados, jornalistas, usuários de música e profissionais do meio cultural.


Fonte : CarnAxE in SRZD / ECAD - Setembro 2009

www.carnaxe.com.br